João Pessoa, 13 de fevereiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
carnaval

Oito comércios têm pomadas que causam cegueira apreendidas em JP

Comentários: 0
publicado em 13/02/2023 às 17h34
atualizado em 13/02/2023 às 16h01
Foto: Getty Images/iStockphoto

A Vigilância Sanitária apreendeu pomadas para modelar e trançar cabelos. Esses dados foram informados em reunião realizada nesta segunda-feira (13/02), pelo Ministério Público da Paraíba com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), a Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa (GVS-JP), com o Sindicato dos Farmacêuticos de João Pessoa (Sindifarma), Sindicato das Distribuidoras e Produtos Farmacêuticos (Sindistrifarma) e Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB).

Até o momento, a Paraíba não registrou casos de efeitos adversos desse produto, como ocorreu em Pernambuco, onde o número de casos já ultrapassa os 300. A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça Glauberto Bezerra, que atua na defesa do consumidor, e teve a participação do diretor-geral da Agevisa, Geraldo de Menezes; da diretora a GVS-JP, Raquel Moraes; o assessor jurídico da GVS, Andrés Veloso Silva; o presidente do Sindistrifarma, Zenon Alves de Melo; o presidente do Sindifarma, Herbert Cunha; e o representante da ASPB, Damião Evangelista.

O promotor Glauberto Bezerra destacou a importância desse trabalho conjunto das instituições públicas e entidades privadas para prevenção a acidentes de consumo na Paraíba. “A política do Ministério Público, determinada pela administração superior, é de proteção à vida, saúde e segurança do consumidor”, afirmou o promotor.

“Continuaremos agindo firmemente no sentido de proteger a sociedade, fiscalizando e orientando os comerciantes e a população para que a prevenção exista. Vamos aguardar também a decisão final da Anvisa que está fazendo a análise dos produtos químicos, suas fórmulas e segurança”, continuou.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização das pomadas que ajudam a modelar e trançar cabelos. A procura nesta época de Carnaval aumentou, assim como os relatos de dor de cabeça, inchaço ocular, vermelhidão, coceira, lacrimejamento intenso, forte ardência nos olhos e perda temporária da visão.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas