João Pessoa, 26 de janeiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pré-carnaval

Bloco Portadores da Folia completa 30 anos e comemoração terá volta à avenida 

Comentários: 0
publicado em 26/01/2023 às 10h33

O Bloco Portadores da Folia, completa 30 anos e promete desfilar com muita alegria e inclusão pela orla da capital, na prévia carnavalesca deste ano, para comemorar o aniversário, após dois anos de impedimento por causa da pandemia da Covid-19. O desfile acontecerá no dia 14 de fevereiro, com concentração a partir das 14h, na Avenida Almirante Tamandaré (em frente à Pizza Nostra), na Praia de Tambaú. Puxado pela Banda Tentáculos, o bloco sairá às 16h até o Largo da Gameleira.

Criado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), instituição de referência no atendimento de pessoas com deficiência na Paraíba, tem como objetivo integrar, socializar e oportunizar à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida familiares e a comunidade em geral de todo o Estado, participar do Projeto Folia de Rua de João Pessoa, com acessibilidade e inclusão social.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, “o Bloco Portadores da Folia reúne entidades de e para pessoas com deficiência e mobiliza toda a sociedade, ao desfilar na orla marítima, garantindo um espaço afetivo das pessoas com deficiência, no exercício da sua cidadania, além de ser um meio de solidificar a autoestima, concretizando a condição de igualdade com a sociedade, na capacidade de brincar, se integrar à festa, compartilhar emoções e vivenciar a folia com plenos direitos. E sua participação já se tornou uma tradição na folia de momo, quando PcDs, famílias, entidades e a sociedade em geral se encontram para celebrar a inclusão e acessibilidade”.

Para garantir o desfile, a Funad obedece a algumas etapas, desde o planejamento – com participação das coordenações -, programação, trabalho de divulgação com usuários, figurinos, escolha das atrações musicais e organização de todo o esquema de segurança, que conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Semob e Samu, de modo que os foliões tenham toda a segurança. No dia do desfile, os servidores da instituição estão envolvidos e, durante todo o percurso, conduzem o bloco e seus participantes.

O Bloco Portadores da Folia já se consolidou como um dos mais animados e organizados do Projeto e é aguardado com muita expectativa no calendário anual do Folia de Rua. Por todo o trajeto, vai arrastando não apenas pessoas com deficiência e suas famílias, mas também simpatizantes e turistas, que se encantam com a vibração positiva que emana dele.

Prévia – A Funad avisa que a largada para as comemorações pelos 30 anos do Bloco Portadores da Folia e participação no Projeto Folia de Rua será no dia 9 de fevereiro, no pátio da Funad. Será um momento de muita brincadeira, frevo e lançamento do estandarte 2023. A festa começa às 8h30 com a presença de usuários, famílias e entidades convidadas.

MaisPB

Leia Também