João Pessoa, 30 de julho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Artista paraibano Luiz Tananduba tem obras naif espalhadas pelo mundo

Comentários: 0
publicado em 30/07/2022 às 09h47
atualizado em 30/07/2022 às 09h11

Kubitschek Pinheiro MaisPB

 

A arte naïf no Brasil e no mundo é conhecida a aplaudida pela caracterização e pela perspectiva pura e simples de seus artistas em relação ao mundo ao seu redor e também pela liberdade de criação. Um dos destaques são as cores brilhantes e alegres, o detalhamento dos cenários, o instinto e impulso para criar e tudo é tão belo pela ausência de sofisticação. O jovem artista paraibano Luiz Tananduba, está nesse patamar.

 

Luiz Tananduba é hoje um dos maiores pintores naifs do Brasil, com obras e indicações espalhadas pelo mundo. Seu trabalho mostra o avança do aprendizado. Nasceu em 1972 na cidade Caiçara no interior da Paraíba e desde menino que se dedica a arte primitiva.

Começou a pintar em 1985, com orientação do artista plástico Alexandre Filho, seu pai adotivo, com quem desenvolveu uma pintura de forte expressividade, estruturando uma temática com expressão para o homem do campo, para a natureza, a grandeza e o grande espelhos de milhares de artista da história mundial das artes.

Luiz Tananduba é um exemplo da arte intrínseca. Sua forma de pintar impressiona, seus personagens e elementos da natureza vão formando telas que contam a história do homem.

Aos dez anos já tinha a vontade de preencher uma tela com sua inspiração, aos quinze teve a certeza. Com dezoito anos fez a primeira exposição: “Paixão de Cristo em Outdoor”, que movimentou o Parque Sólon de Lucena no início dos anos 90, sob a organização do jornalista Carlos Aranha.

É artista premiado. Hoje com 41 anos, acumula prêmios e exposições. Desde 1985 assina suas obras, sendo o ano de 1991  que veio a coroação, pois no mesmo ano, quando participou do SAMAP (Salão Municipal de Artes Plásticas),  ganhou o primeiro prêmio.

No ano seguinte, no mesmo evento, uma bancada com grandes nomes das artes plásticas brasileiras, sendo Heitor Reis, Chico Liberato e Raul Córdula, foi reconhecido e premiado com o título de artista do ano, em 1992.

Integrante de cinquenta e duas exposições coletivas, também foi premiado na Bienal de Pequenos Formatos do SESC, em 2010, foi escolhido para ilustrar a capa do livro “Tribulaciones de una Hormiga” (2013), da autora argentina Maria Isabel Saavedra.

Artista de brilho intenso, seu nome e sua obra cresceram tanto que serviram de fonte e inspiração para o livro “Arte Popular Brasileira” (2009), o resultado de uma parceria entre Editora Decor e o Ministério da Cultura.

Em conversa com o MaisPB o artista relevou toda essa trajetória, o tempo de ontem e de hoje e  o que será o amanhã com seu trabalho que já está nas páginas do mundo..

 

 

 

 

MaisPB – Como aconteceu seu trabalho com a pintura Naif?

Luiz Tananduba – De forma natural, a minha preocupação foi sempre o resultado da obra.

MaisPB – Alexandre Filho, seu pai adotivo, foi o grande incentivo?

Luiz Tananduba  – Na verdade o fato de vê-lo pintar já é um incentivo, depois que ele percebeu que eu levava jeito que tinha Dom para pintura aí sim ele incentivou e acreditou que tinha um trabalho promissor.

 

MaisPB  – Seus trabalhos já estão em vários partes do mundo. Vamos falar dessa produção?

Luiz Tananduba – Minha produção é lenta devido o tipo de pintura que eu faço para conseguir um efeito luminosidade na pintura requer paciência e dedicação e acaba demorando para finalizar um trabalho mas como eu sempre falei O importante não é o tempo mas o resultado do trabalho.

MaisPB – Como foi que você e sua arte chegaram a mídia nacional?

Luiz Tananduba  – Sempre acreditei que um trabalho feito cuidadosamente com dedicação e levando a sério o que faz ele chega em algum lugar a gente não sabe até aonde, mas sabe que ele chega em um resultado positivo graças a Deus o meu chegou e acredito que vá mais longe ainda.

MaisPB – O que você chama de caligrafia próprio?

Luiz Tananduba – A digital do artista a marca a forma pessoal de pintar o trabalho, uma assinatura no tratado da cor, quando alguém vê um trabalho de um artista de personalidade própria já identifica, é isso.

MaisPB – Seus trabalhos já foram publicados em livros?

Luiz Tananduba  – Já sim vários livros dois internacionais e três nacionais, e várias capas de revistas dedicadas à a arte.

MaisPB – Tem cores fortes em suas telas, cores cristalinas, um lugar buscado na natureza?

Luiz Tananduba  – Sim  nós nordestinos temos o privilégio da luminosidade do Sol e temos o brilho do verde no inverno onde os campos ficam verdes brilhantes as águas os rios açudes que enchem de esperança toda a gente e nós artistas usufruímos da plasticidade campestre dos brejos paraibanos e nordestinos.

MaisPB  – Também percebemos que seu trabalho tem um foco religioso, onde encontramos São Francisco, São Sebastião…

MaisPB  – Por que esse amor pela natureza, onde anjos e pássaros e árvores estão nas suas telas?

Luiz Tananduba  – A religiosidade no nordestino é muito forte eu sou católico minha mãe participava todo ano de novena, eu fui criado vendo oratórios, Santos ,minha mãe pagou promessas a Santos milagrosos, sem falar na beleza na estética religiosa, procissão Santos, motivo inspirador para alma e pra arte.

MaisPB  –    Você me falou de participação em bienais e festivais no exterior. Vamos falar sobre isso?

Luiz Tananduba  – Foi sim minha participação mais recente, primeira Bienal internacional de arte naif da Bulgária, participação de 37 Países e o Brasil foi representado por 6 artistas Naifs e eu fui um deles, para mim foi maravilhoso porque Bienal, é o que a de mais exigente na seleção de artistas no mundo, é o que todo artista deseja é participar de Bienal por ser um dos eventos de grande projeção no mundo das artes, já participei como convidado em sala especial na Bienal Naif do Brasil, Piracicaba SP. e ganhei prêmio da Bienal de pequenos formatos em João promovido pelo Sesc Paraíba.

MaisPB  – Tem matérias com o destaque de sua obra numa revista Suíça?

Luiz Tananduba  – É verdade que para mim foi uma surpresa maravilhosa devido ser uma revista editada em Lugano na Suíça e meu trabalho na capa dessa revista e que na mesma foi publicado uma matéria sobre o meu trabalho, a revista faz uma homenagem a dois sul-americanos Pablo Neruda e Luiz Tananduba que me deixou muito honrado e emocionado.

MaisPB – Quantas exposições você já fez?

Luiz Tananduba  – Até um tempo desse eu sabia ,de lá para cá me perdi nas contas mas aproximadamente 68.

MaisPB – O que temos de novidade?

Luiz Tananduba  – No momento devido a pandemia  houve uma parada mas acredito que em breve teremos boas novidades.

Confere aqui a trajetória de mostras e exposições individuais e onde seu trabalho figura em editoriais de revistas e livros especializados na arte naif

1990 – 1º participação: II Paixão de Cristo em Artdoor – João Pessoa/PB. 1991 – Mostra Pintura Ingênua Natalina – Centro Cultural São Francisco–João Pessoa/PB. 1991 -V SAMAP – Salão Municipal de Artes Plástica, no núcleo de Arte Contemporânea ganha o prêmio Artista Paraibano do ano – João Pessoa/PB. 1991 – Aquisição de uma obra para o acervo da FUNJOPE- Fundação Cultural de João Pessoa/PB. 1993 – Coletiva Fundação Osmar de Aquino – Guarabira/PB 1994 – Coletiva Museu Municipal de Guarabira/PB. 1994 – Ilustração da Capa dos Correios das Artes – João Pessoa/PB. 1994 – Aquisição de um Painel – Museu Municipal de Guarabira/PB. 1994 – 1º Mostra em Artdoor de Guarabira/PB. 1995 – Confecções de 01 Painel medindo (3,00 x 3,00) adquirido pela Fundação Menores com Cristo – Guarabira/PB. 1997- Trópicos das Cores, Galeria Artnossa – João Pessoa/PB. 1997 – Naifs Paraibanos – Galeria Antônio Sobreira – Guarabira/PB. 1997- Participou da homenagem do Dia do Artista no Painel Eletrônico, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa/PB. 1997 – Convidado para participar do projeto Vôo das Artes no Aeroporto Castro Pinto, promovido pela Subsecretaria de Cultura do Estado e a Infraero – João Pessoa/PB. 1997 – Coletiva no Centro de Convenções do Hotel Tambaú sob curadoria da Galeria Gamela – João Pessoa/PB. 1997 – Convidado para participar da Mostra Artdoor. Uma Declaração de Amor a João Pessoa, promovido pela FUNJOPE – Fundação Cultural de João Pessoa/PB. 1997 – Ganha Moção de Votos de Aplausos da Câmara municipal de João Pessoa/PB. 1997 – Aquisição de uma obra para Acervo da Secretária de Educação e Cultura da Paraíba. 1997 – X Artista Paraibano – NAC – Núcleo de Artes Contemporânea – João Pessoa/PB.

1998 – VIII SAMAP – Salão Municipal de Artes Plásticas – Centro Cultural são Francisco João Pessoa/PB. 1998 – Coletiva Jogo de Cores da Galeria Gamela – João Pessoa/PB

1998 – 1° Revista de Pintura Paraibana – Núcleo de Artes Contemporâneas – João Pessoa/PB. 1999 – Coletiva Galeria Gamela – João Pessoa/PB. 1999 – Coletiva Galeria Artenossa – João Pessoa/PB. 1999 – Coletiva Fundação Cultural de João Pessoa/PB. 1999 – V Festival Nacional de Arte (FENART) – Fundação Espaço Cultural – João Pessoa/PB. 1999 – 39° Feira dos Estados – Brasília/DF. 2000 – I Festival Nacional de Artes do Centro Histórico – sala FUNJOPE, João Pessoa/PB. 2000 – VI FENART – Festival Nacional de Arte – Fundação espaço Cultural – João Pessoa/PB. 2000 – Coletiva Pequenos Formatos – Brasil 500 anos – Galeria Gamela Ano 20 – Moção de Aplauso – Moção de Aplausos Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba. 2001 – Coletiva Gamela Ano 20 – João Pessoa/PB. 2001 – Coletiva Arte a Gosto Galeria Gamela – João Pessoa/PB. 2002 – Coletiva Flores de Maio. Galeria Gamela – João Pessoa/PB. 2003 – Centro em Cena – Festival de Arte do Centro Histórico – FUNJOPE – João Pessoa/PB 2003 – Convidado para participa da coletiva arte reciclada: Funjope 2004 – 33 artista Paraibanos e de outros estados Galeria Gamela 2004- Feira dos estados Brasília-DF 2005 – Festa de Cores Usina Cultural ENERGISA – JP 2006 – Luzes Galeria Gamela JP 2006- Convidado para participar em Sala Especial da Bienal Naif São Paulo

2007- Coletiva – Cores – Luzes – Paz – Galeria Gamela JP 2007- Das Neves mostra comemorativa da Padroeira da cidade de João Pessoa JP 2007 – Coletiva Shopping Moriah parceria Galeria Gamela JP 2008 – Coletiva lembranças Galeria Gamela JP 2008 – Coletiva Sítios Imaginários Galeria Gamela JP 2008 – Coletiva – Dia das Mães – Galeria Gamela JP 2009 – Coletiva – Galeria Anjo Azul – Natal RN 2009 – Naifs Brasileiros- Escritório de Artes – Brasília DF 2009 – Grande Mostra – Olhar ensolarado – Galeria Pontes – São Paulo SP 2010 – Alma Brasileira – Galeria Thomas Jefferson – Brasília DF 2010 – Roupa de Domingo- Circuito SP de Moda e Arte, Galeria Pontes SP 2010 – Premiado na Bienal Paraibana de Pequenos Formatos Sesc PB João Pessoa. 2011 – 2012 – 2013 – Tem obra sua publicada no livro “Tribulaciones de uma Hormiga” da Poetisa Argentina Maria Izabel Saavedra 2014 – 2015 – 2016 – Participação no Documentário “Luiz Tananduba – Artista Plastico Naïf Hékio Costa

de Hélio Costa 2017 – Está no livro intitulado “Eu me ensinei, narrativas da criatividade popular Brasileira” de Edna Matosinhos de Pontes. 2017 – O artista plástico Luiz Tananduba Foi incluído no livro intitulado Piracicaba A Florença Brasileira, do conceituado escritor, jornalista e pesquisador Cecílio Elias Neto,S.P.2017,livro com grandes mestres da arte Brasileira e mundial. 2017 – Tem nome e obra incluídos na Enciclopédia Mundial de Arte Naïf, na Romênia, Intitulada “Universal Uveve Art Portrait”, 2017, 2018 – Tem obra sua publicada na Capa da Revista Suíça HABITANTES 2019 – Tem obra sua publicada na Capa da Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária – Miguilin 2019 – Artista Selecionado para Exposição de 30 obras suas compondo durante cinco dias os cenários do Programa Encontro com Fatima Bernardes – TV Globo 2019 – Exposição Coletiva – Inauguração da Galeria Expedição, Fortaleza 2020 – Novos olhares para Monalisa e o regionalismo, Janeiro a Março, Casa da Cultura, Sobral-CE. Curadoria e Expografia deAndréa Dall’olio e Veridiana Brasileiro.

Catálogos e Livros  

1997-Revista da arte Paraibana, núcleo de arte contemporânea Eduniversitária 1997 – 15 artistas dos anos 90. Ed Universitária JP 2004 – Arte Reciclada. Ed Santa Marta JP/PB 2007 – Entre culturas, Bienal Naif do Brasil – Ed.SESC SP 2010 – Dicionário das Artes Visuais na Paraíba – PB 2010 – Arte popular brasileira – vol 2 – por Olívio Tavares de Araújo. Ed Decor.SP 2013 – Tem obra sua publicada no livro “Tribulaciones de uma Hormiga” da Poetisa Argentina Maria Izabel Saavedra 2017 – O artista plástico Luiz Tananduba Foi incluído no livro intitulado Piracicaba A Florença Brasileira, do conceituado escritor, jornalista e pesquisador Cecílio Elias Neto,S.P.2017,livro com grandes mestres da arte Brasileira e mundial. 2017 – Tem nome e obra incluídos na Enciclopédia Mundial de Arte Naïf, na Romênia, Intitulada “Universal Uveve Art Portrait”, 2017 2018 – Tem obra sua publicada na Capa da Revista Suíça HABITANTES 2019 – Tem obra sua publicada na Capa da Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária – Miguilin

Leia Também