João Pessoa, 20 de julho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Curso de Medicina Veterinária do Uniesp se prepara para formar a primeira turma

Comentários: 0
publicado em 20/07/2022 às 07h32
atualizado em 20/07/2022 às 07h25

Kubistchek Pinheiro MaisPB

O Centro Universitário UNIESP está preparando a primeira turma do Curso de Medicina Veterinária. A formação começou em janeiro de 2020 e desde então, se tornou uma referencia pela infraestrutura, matriz curricular atualizada e diferenciada, com docentes conceituados e laboratórios específicos.

O curso busca formar Médicos(as) Veterinários(as) generalistas, críticos e capazes de atuar na promoção da saúde e na produção animal, em benefício da sociedade. A formação humanista do aluno se integra aos conhecimentos nas áreas em saúde animal, na assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, saúde pública e saúde ambiental; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos; de economia e de administração. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas visando a sustentabilidade econômica, social, ambiental e o bem-estar animal.

A missão do curso de Medicina Veterinária da UNIESP é fornecer ao profissional um caráter generalista, mas com ênfase em Saúde Animal, Saúde Única e Gestão do Agronegócio, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural.

O curso possui estrutura de laboratórios didáticos planejados para atender às especificidades da Medicina Veterinária, e promover a educação superior em nível de excelência, proporcionando-lhes competência para o desempenho de suas funções didático-científicas.  Convênios e parcerias com vários órgãos e empresas públicas e privadas para o desenvolvimento de estágio e aprendizagem do aluno.

Programa de Extensão e Iniciação Científica com incentivo à pesquisa através de grupos de estudos em subáreas da Medicina Veterinárias. Programas de Monitoria e grupos de estudos que oportunizam a experiência do aluno em inúmeras atividades.   Além disso, pode se especializar em áreas de clínica médica de pequenos animais, acupuntura, dermatologia, oncologia, patologia, medicina veterinária intensiva, cirurgia veterinária, anestesiologia e homeopatia.

O mercado veterinário é um dos mais promissores e prósperos da economia atual, apresentando números que surpreendem em várias direções. O Médico Veterinário está diante de um mercado em expansão, o campo é amplo, são mais de 80 áreas de atuação.

O MaisPB conversou com a coordenadora Paula Fernanda Barbosa de Araújo, médica veterinária formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que tem Doutorado em Ciência Veterinária, na área de Reprodução Animal de Ruminantes, pela UFRPE.

MaisPB  – O curso do Uniesp cresce numa velocidade notável, principalmente por abraçar a questão do animal, o zelo extra aula. Vamos falar sobre isso?

Paula Fernanda – Mais uma vez, o UNIESP foi assertivo ao oferecer o curso de Medicina Veterinária, o curso vem crescendo bastante, devido a sua qualidade, a cada semestre vem aumentado a procura, por reconhecimento da sua qualidade em vários aspectos, como infraestrutura, matriz curricular atual e diferenciada, docentes com expertise em medicina veterinária e laboratórios específicos. A questão animal, é primordial, pois a nossa missão é proporcionar saúde e bem-estar físico aos animais

MaisPB – Na pandemia vocês fizeram várias campanhas em prol do animais. Vamos falar sobre isso?

Paula Fernanda  – Devido a pandemia, com as aulas remotas, percebi que os alunos estavam ficando desmotivados, e que precisava fazer alguma coisa, para motiva-los, então pensei em fazer uma gincana entre os períodos, para motiva-los e ficar mais próximos deles. Com a pandemia houve um aumento no número de animais abandonados, isso porque, além de muitas famílias ficarem sem condições de manter seus pets, também houve casos em que o tutor morreu e os membros da família abandonam os animais, que sofrem demais em condições das ruas, ficando totalmente vulnerável.  Então, pensei em fazer uma campanha para arrecadação de alimentos, para serem doados para as ONGs e protetores de animais. A campanha foi um sucesso, conseguimos arrecadar em um mês, 1,1 ton de ração para cães e gatos. Este ano, repetimos a ação e agora arrecadamos 2,2 ton de alimentos, que foram doados para ONGs, protetores.

MaisPB – Na sua opinião, qual é o diferencial do nosso curso e o que aluno aprende a mais?

Paula Fernanda – O Curso de Medicina Veterinária do UNIESP preza pela excelência acadêmica, por isso possui um corpo docente altamente qualificado, composto por Doutores e Mestres com formação pedagógica e experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, além de conhecimento prático na Medicina Veterinária, com metodologias de aprendizado, permeando todas as atividades de ensino pesquisa e extensão. O nosso Curso de Medicina Veterinária está alicerçada em atividades práticas com presença de animais para o desenvolvimento de competências e habilidades, aulas de campo, para a vivência da cadeia produtiva do agronegócio, sempre com ações com base no desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social.

MaisPB – Como funciona o laboratório de Medicina Veterinária do Uniesp?

Paula Fernanda  – Com uma matriz curricular diferenciada e voltada para um olhar amplo sobre a profissão, possui estrutura de laboratórios didáticos planejados para atender às especificidades da Medicina Veterinária, e promover a educação superior em nível de excelência, proporcionando-lhes competência para o desempenho de suas funções didático-científicas. Recentemente, foi inaugurado a Ambulatório de Medicina Veterinária, onde irá proporcionar aos estudantes uma vivência pratica, com atendimento ao público externo.

MaisPB  – Qual o perfil do aluno do curso, tem mais mulheres que homens?

Paula Fernanda-  Temos mais mulheres, o crescimento da atuação destas profissionais é evidente.  As mulheres vêm buscando a Medicina Veterinária de maneira intensa.

MaisPB  – Vocês já realizaram campanhas de vacinação dos animais e sempre abrem as portas para o público. Quais os resultados desse trabalho?

Paula Fernanda  – Sim, sempre nos preocupamos com a saúde dos nossos Pets, e sempre atento aos cuidados dos animais, dessa forma estamos sempre realizando campanhas de vacinação antirrábica, pois a imunização é essencial devido aos perigos causados pela doença. A campanha é realizada pelos alunos com a orientação de um professor. É aberta para o público externo.

MaisPB  – Medicina Veterinária tem que quer vocação, né?

Paula Fernanda  – Sim, como em qualquer profissão precisa ter vocação, precisa ter amor pelo que se faz. A paixão pelos animais é uma das principais característica de quem estuda Medicina Veterinária, pois vamos ama cuidar, diagnosticar, tratar  e curar, mas vai mais além, por também lidamos com o homem, com o meio ambiente, com a saúde única. Mas, também podemos unir a vocação com o negócio, pois O mercado veterinário é um dos mais promissores e prósperos da economia atual, apresentando números que surpreendem em várias direções. O Médico Veterinário está diante de um mercado em expansão, o campo é amplo, são mais de 80 áreas de atuação.

MaisPB  – Como você avalia as leis que hoje protegem os animais de mal tratos e abandonos?

Paula Fernanda  – Mesmo com algumas melhorias na legislação, pois a Lei 14064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. mas precisam de fato que sejam cumpridas.

 MaisPB – E as campanhas nas redes sociais com imagens de animais precisando de ser adotados?

Paula Fernanda  -Acho muito interessante e importante, há muitos animais nas ruas ou abrigos precisando de um lar.

MaisPB – Entrevistamos a escritora Nélida Piñon que está escrevendo um livro sobre seu cachorro Gravetinho. Poderia comentar tamanha amizade e generosidade?

Paula Fernanda – O amor pelos animais é inexplicável, é generoso, é altruísta.  Como diz a madre Teresa de Calcutá, os animais são amigos incondicionais que dão tudo sem esperar nada em troca, mas sobretudo, temos que ter consciência de que são seres vivos que precisam de cuidados, carinho e, principalmente, de respeito.

MaisPB  – Qual o papel hoje de um veterinário no Brasil e no mundo?

Paula Fernanda  – O médico veterinário exerce um importante papel para a sociedade. É uma das profissões mais gratificantes, e vem se tornando cada vez mais ambicionada e aos poucos é entendida pela sociedade como um importante fator para a manutenção da saúde única, sabendo que o cuidado com a saúde animal reflete diretamente na saúde humana. Nós, médicos veterinários, não vive apenas para a arte de curar animais e de lhes assegurar tratamento humanitário. Eles fazem parte das estratégias para assegurar a produção de alimentos em escala global. A medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade (Louis Pasteur).

Mais sobre Paula Fernanda 

A professora coordenadora do Curso de Medicina Veterinária do Uniesp,  Paula Fernanda  tem Doutorado em Ciência Veterinária, na área de Reprodução Animal de Ruminantes, pela UFRPE r Mestrado em Ciência Veterinária, na área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, pela UFRPE, especialização em Gestão de Vigilância Sanitária, pelo Hospital Sírio Libanês, e especialização Gestão de Saúde Publica, pela faculdade Pólis Civitas. Pesquisadora III da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER), e inspetora Sanitária, da Vigilância Sanitária, da Prefeitura Municipal de Santa Rita. Atua nos seguintes temas: Gestão Acadêmica no Ensino Superior, Biotecnologia de embrião, Biotecnologia de sêmen, Inseminação Artificial, Manejo Reprodutivo, Transferência de Tecnologia, Saúde Única, Qualidade e Segurança Alimentar.

Leia Também