João Pessoa, 20 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM 11 cidades da Paraíba

MPT distribui 59 mil gibis sobre trabalho infantil

Comentários: 0
publicado em 20/04/2022 às 12h46
atualizado em 20/04/2022 às 09h47

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) entregou, durante o mês de março, 59 mil revistas em quadrinhos com a temática do trabalho infantil e da aprendizagem profissional (jovem aprendiz), além de 2 mil Cadernos de Orientação Pedagógica e 2 mil cartazes a gestores de 11 municípios paraibanos participantes do projeto ‘MPT na Escola’. O material pedagógico foi entregue a gestores para serem trabalhados pelos professores com alunos de escolas públicas dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Sapé, Mamanguape, Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

O ‘MPT na Escola’ integra o Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do País. Destinado a estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos, tem como objetivo despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar, sendo uma das ações estratégicas do MPT de prevenção e combate ao Trabalho Infantil.

O material foi entregue a representantes dos 11 municípios da Paraíba pela procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Coordinfância/MPT, que também coordena o projeto ‘MPT na Escola’ na Paraíba.

Em 2021, o ‘MPT na Escola’ foi implementado em três municípios: João Pessoa, Cabedelo e Guarabira. A edição 2022 foi ampliada e conta com a participação de 11 municípios.

Paraíba foi destaque em 2021

A procuradora Edlene Lins Felizardo lembra que, em 2021, a Paraíba se destacou e fez história com duas estudantes de escolas públicas premiadas nacionalmente no ‘MPT na Escola’. Emilly Katarine Mendes Patrício Leite, 13 anos, da Escola Municipal Analice Caldas, de João Pessoa, conquistou 3º lugar nacional (fundamental II – grupo 2), com a poesia “Aprender e sonhar”. E Karoline Rodrigues dos Santos, 15 anos, estudante da Escola Municipal Plácido de Almeida, de Cabedelo, foi vice-campeã, conquistando o 2º lugar nacional (fundamental II – grupo 2), com o conto “A menina que queria crescer”.

Material Pedagógico

O material disponibilizado para a execução do projeto é dividido em dois ‘kits pedagógicos’. O primeiro kit é para alunos do 4º e 5º anos, sobre o tema “Trabalho Infantil”. O segundo kit é específico para alunos do 6º e 7º anos e aborda o tema da “Aprendizagem Profissional”. Os kits são formados por revistas em quadrinhos (gibis), cartazes e cadernos de orientação pedagógica.

Capacitação

Antes de receber o material, educadores e gestores dos 11 municípios participaram de uma capacitação presencial sobre a temática do trabalho infantil e da aprendizagem profissional ministrada pela procuradora Edlene Lins Felizardo. Os encontros aconteceram no formato presencial, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Edital Lançado

Os temas desenvolvidos pelos professores em sala de aula vão servir de inspiração para produções artísticas e culturais com alunos de escolas públicas. Serão premiados os melhores trabalhos (nas categorias conto, poesia, desenho e música) produzidos pelos estudantes de escolas públicas dos 11 municípios selecionados pelo MPT-PB. As inscrições para seleção na etapa estadual podem ser feitas até o dia 1º de agosto de 2022.

Todas as informações sobre inscrição, seleção e avaliação dos trabalhos constam no Regulamento do ‘Prêmio MPT na Escola’, disponível no site do MPT-PB (www.prt13.mpt.mp.br).

MaisPB

Leia Também