João Pessoa, 16 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MaisPB Entrevista

Cantora Suzanna fala ao MaisPB sobre single

Comentários: 0
publicado em 16/04/2022 às 11h50
atualizado em 16/04/2022 às 13h08

Kubitschek Pinheiro MaisPB

A cantora e compositora espanhola Suzanna acaba de lançar o single “Más como Tú”, no Brasil e Europa, simultaneamente O single traz a participação da Green Valley, conhecida banda de reggae basco-catalão. O lançamento de Suzanna marca também a estreia no mercado do selo suíço-brasileiro Tropical Gold, que funciona como gravadora, editora e agência de direcionamento artístico musical, que traz em seu cast nomes como Flaira Ferro e Natascha Falcão (BR), Mel Seme (Cuba), Rob Young (EUA), Afra Kane (Suíça).

O tema “Más como tú” (parceria de Suzanna com Gerard Salvia, Ander Valverde e Dani Lamperez) que vai abrir o seu segundo álbum solo, traz a participação da Green Valley, conhecida banda de reggae basco-catalão que tem Ander Valverde como vocalista.

“Más como tú” é um hino que versa sobre a necessidade de positivar as pessoas, elevar a autoestima. A Sabotatge Films (Rubén Vílchez) foi responsável pela realização do videoclipe filmado no mítico Gasómetro del Parc de la Barceloneta e nas ruas da praia e da cidade (de Barcelona), com a participação de mais de 40 figurantes de todas as idades e origens.

Suzanna (Suzanna Abellán) nasceu e vive em Barcelona. Em 2011 mudou-se para Marrocos, onde foi premiada com um MMMA (Meditel Morocco Music Award 2014) na categoria Fusion Rock depois de colaborar com Amine Ayoubi, pela música “Ana Bikhir”. Após 4 anos em Rabat, regressou a Barcelona.

Em 2017 Suzanna participou do La Voz (Espanha) tornando-se semifinalista, aumentando massivamente sua visibilidade como artista.

A versátil artista está sempre lançando novas músicas e parcerias, e impressiona pela solidez com que escreve e canta em sua língua nativa, o catalão, além de espanhol e inglês. Muitas vezes comparada a Amy Winehouse, Suzanna já compartilhou projetos musicais e passou por bandas como Rádio Malanga, Rootsmama, Tokyo 22, Funk All Stars, Future is Female, Rapsusklei, Sr wilson, Amparo Sanchez, Marinah, Mel Semé, entre outros importantes nomes da cena musical.

Confira a entrevista concedida ao MaisPB com a artista espanhola que também é guitarrista e saiba mais da vida dela, seu trabalho e artistas brasileiros da sua admiração, entre eles, o paraibano Chico César.

MaisPB – Em março vocês lançaram uma linda música no Brasil e na Europa, Más como tú, que marca sua estreia com o selo suíço-brasileiro Tropical Gold. Como você chegou à sua nova casa?

Suzanna -Acho que foi uma série de coincidências, anos atrás conheci Philipp (conhecido como Philsen na época), um rapper alemão com quem costumávamos coincidir nas jams mais underground da cena de Barcelona, mas os anos passaram e perdemos contato, durante o confinamento me dediquei fazendo muita música fazendo lives no Instagram e em uma delas apareceu o Philsen da Tropical Gold, o mesmo rapper daqueles anos no BCN, conversamos e ele me explicou seu novo projeto, aí começa a ideia de ser parte de sua gravadora que na época estava em sua infância. Agora é incrível que tudo seja uma realidade, sou muito grata por ter reencontrado um grande amigo e também por fazer parte de um grande projeto.

MaisPB – O single “Más como tú` é uma junção entre Suzanna e Gerard Salvia, Ander Valverde e Dani Lamperez – Vamos falar desse momento, daquelas pessoas que estão com você nesse sinfgle?

Suzanna – Gerard Salvia é meu parceiro no crime, parceiro de projeto, parceiro de vida e um grande profissional, engenheiro de som, produzimos tudo juntos. Ele também trabalhou como técnico de som do Green Valley. Dani é tecladista e produtor e além de trabalhar e tocar na minha banda ele também é tecladista do Green Valley, ele me deu a primeira ideia para o primeiro Mas Como Tú, e vimos muito claramente que Ander poderia fazer uma boa participação. Ander é o vocalista do Green Valley e a verdade é que todos nos conhecemos e temos uma vibe muito boa.

MaisPB – Este single More Like You é a porta para um novo álbum da Suzanna? Quando podemos esperar?

Suzanna – No final de 2022 espero que este novo álbum saia, mas novidades virão antes, muito em breve teremos o próximo LP.

MaisPB – Essa música já é forte, cuja determinação é chegar ao público com energia positiva. Já é uma trégua para esses dias terríveis de medo nos quais ainda passamos?

Suzanna – É uma pequena gota de esperança, quero pensar que pequenas ações contam e são importantes, existem muitos egos na indústria da música, e na vida, Más Como Tú é um exercício de empatia, ou seja, vou tentar ver o bem mesmo nas pessoas mais difíceis de ver.

MaisPB – O clipe, realizado pela Sabotatge Films (Rubén), foi filmado no mítico Gasômetro do Parc de la Barceloneta e nas ruas da praia e da cidade (de Barcelona), com a participação de mais de 40 atores de todas as idades e origens. Conte-nos sobre essa conquista?

Suzzana -Tem sido maravilhoso gravar o vídeo e ver a dedicação e carinho de todas essas pessoas, todas colocando sua melhor energia e sua verdade sem serem atores. E posso dizer que a Sabotatge Films também é minha equipe, muito talento e proximidade na hora de trabalhar, super equipe!

MaisPB – Quando você se descobriu como cantora e guitarrista?

Suzanna – Eu me considero uma cantora e componho com o violão.
Minha mãe diz que quando eu tinha um ano eu inventava melodias o tempo todo e eu nem sabia falar, mas comecei a cantar por volta dos 18 anos em bandas punk do meu bairro. Depois passei por muitas bandas e estudei muito, mas tenho que confessar que aprendi a tocar guitarra graças ao YouTube.

MaisPB – Vamos falar do seu primeiro álbum?

Suzanna – Soulfyah (Soul of Fire) era uma necessidade, eu era um dragão que precisava liberar algumas composições porque já estavam me queimando, depois do programa La Voz (The Voice Espanha, onde foi semifinalista) foi criado um pequeno fã-clube e vi que poderia ser um bom momento para minhas músicas serem ouvidas. Reggae e Soul misturados e escritos em inglês, morei no Marrocos por 4 anos e falava inglês, francês e um pouco de árabe então não conseguia escrever em espanhol ou catalão, não saiu!

MaisPB – Em 2011 você saiu de Barcelona para Marrocos, onde ganhou um MMMA (Meditel Morocco Music Award 2014) na categoria Fusion Rock depois de colaborar com Amine Ayoubi, pela música “Ana Bikhir”. Vamos falar sobre essa experiência e vitórias?

Suzanna – Trabalhei 14 anos indo e vindo de Barcelona para Marrocos, pude escrever um livro com muitas experiências!
Depois fiquei 4 anos e durante esse tempo me pediram uma colaboração com um músico marroquino, essa música foi indicada ao MMMA em 2014 e finalmente fomos premiados, foi uma das experiências mais lindas, loucas e incríveis da minha vida , sendo reconhecido em outro país e no Marrocos, um país que amo muito e no qual tenho grandes amigos.

MaisPB – Você conhece o Brasil, pretende cantar para nós?

Suzanna – Por enquanto só estive no aeroporto de São Paulo por algumas horas! Eu adoraria poder conhecer e tocar aí principalmente para aprender sobre sua extensa cultura, conheço muito pouco ou quase nada sobre o Brasil, mas quero muito mudar isso. Minha gravadora Tropical Gold é suíço-brasileira e a outra metade, representada pelo sócio Rodrigo Pires, é situada no Recife. Tenho mais este motivo de estar aí para conhecer o Nordeste brasileiro e o restante do país.

MaisPB – Sua voz e atuação são muitas vezes comparadas às de Amy Winehouse. O que Suzanna tem a dizer sobre isso?

Suzanna – Sou um grande fã da Amy, mas não tento imitá-la, acho ela única, um ícone, inimitável, tento aprender com sua emoção, seu legado, sua textura, suas cadências, mas não Não quero imitar, não posso, seria mentira, tenho muitas coisas para expressar e elas saem de forma inata mas é um grande elogio ser comparada com quem para mim é a melhor voz contemporânea.

MaisPB – Quais artistas brasileiros Suzanna admira?

Suzanna – Já ouvi Marisa Monte, Rosa Passos, Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico César, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Anitta e Sepultura, mas não me considero especialista em nenhum artista. Eu gostaria de descobrir mais!

Assista aqui o clipe “Más Como Ti

Leia Também