João Pessoa, 07 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
levantamento da usp

Conheça 5 especialidades médicas com potencial

Comentários: 0
publicado em 07/04/2022 às 17h24
atualizado em 07/04/2022 às 14h25
Foto: Reprodução

Clínica Médica, Pediatria, Psiquiatria, Endocrinologia e Medicina de família e comunidade são as cinco especialidades médicas com maior potencial de crescimento, resultado de estimativa realizada a partir da colaboração entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP).

Além da necessidade de profissionais de algumas especialidades, a pandemia da covid-19 provocou mudanças em relação aos locais para instalação de consultórios médicos e unidades hospitalares. Pensando nisso, muitos empreendimentos já estão sendo projetados de acordo com essa nova perspectiva: criar espaços que estejam conectados aos protocolos sanitários e que possam minimizar o contágio de vírus ou outros agentes em casos pandêmicos.

Nesta quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, o diretor da ProMedical Consultoria, Renato Castello Branco, destaca a necessidade de projetar e pensar as unidades de saúde para o futuro, uma vez, que não se descarta a possibilidade de novas pandemias. Um exemplo de estabelecimento pensado para atender as novas necessidades é Omni, empreendimento da Hofmann Station e da Construtora Massai, que reúne empresarial no setor de saúde, shopping e moradia.

“Observamos mudanças no comportamento da prestação de serviços e também no comportamento dos pacientes em todo o mundo. Em cidades grandes ou pequenas, tudo se voltou para a higienização e sanitização dos ambientes de saúde. Passou-se a ter investimentos em tapetes sanitizantes, túneis de ozônio, álcool gel e máscaras. Percebemos que algumas coisas que chegaram devido à pandemia vão se tornar perenes. Nunca mais vamos nos permitir permanecer por muito tempo em uma sala de espera de 4 metros quadrados”, afirma o diretor da ProMedical, empresa contratada para assessorar a concepção do Omni dentro dessa nova perspectiva de saúde.

A parte Medical do empreendimento tem estrutura para 233 consultórios, com elevadores exclusivos e áreas comuns em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O Omni terá espaços amplos, ao ar livre, cafés e jardins que passarão a substituir as tradicionais salas de espera, com comodidade e segurança extra para profissionais da saúde e pacientes que compartilham esses espaços”, ressaltou Castello Branco.

“Depois de uma espera dentro de um jardim lindo, protegido e com segurança, você é outro paciente quando chega aos seus médicos. Os profissionais da saúde têm visto que empreendimentos com áreas como essa trazem muitos benefícios. Livre da bagagem de tensão, o paciente consegue relatar melhor suas queixas, reportar de forma mais clara o que está sentindo”, completou.

Nova perspectiva em saúde – O Omni tem estrutura para 233 consultórios, com 18 elevadores exclusivos, cerca de 700 vagas de garagem e áreas comuns em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É um empreendimento da Hofmann Station e Construtora Massai, que une área da saúde, shopping e residencial. Utilizando o conceito de “mixed-use”, ele proporciona a integração desses ambientes, mas mantendo-os independentes e dinâmicos, e adequados as normas de segurança necessárias para uma pandemia. Ele será construído em uma das melhores localizações de João Pessoa, no bairro de Manaíra, e iniciará suas obras ainda esse ano.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas