João Pessoa, 23 de março de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Câmara Federal

Mais de 10% dos deputados trocam de partido

Comentários: 0
publicado em 23/03/2022 às 11h05
atualizado em 23/03/2022 às 12h01
Deputados Wilson Santiago e Edna Henrique aproveitaram a janela

Quase três semanas após o início do prazo para troca de partido, a chamada janela partidária, ao menos 10% dos deputados federais já fizeram a troca em todo o país. O período foi aberto de 3 de março e segue até 1º de abril.

Na Paraíba, o deputado Wilson Santiago e a deputada Edna Henrique integram a lista de mudanças. O parlamentar trocou o PTB pelo Republicanos, mesmo destino de Edna, que deixou o PSDB.

O número ainda deve aumentar já que ainda são esperadas novas mudanças até o fim do prazo envolvendo os deputados Ruy Carneiro, que pode deixar o PSDB, e Damião Feliciano, que integra o PDT.

O levantamento nacional feito pelo G1 mostrou que 55 deputados federais (10,7% do total de 513) trocaram de partido nestas primeiras semanas da janela partidária. Nesse período, deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de legenda sem risco de perder o mandato.

Há casos de parlamentares que trocaram de partido porque não tinham espaço na legenda em que estavam para disputar outros mandatos, como o de senador ou governador. Há os que obtiveram na nova sigla promessa de recursos para a campanha ou ainda os que migraram para se manter na mesma legenda do pré-candidato a presidente da República que apoiam.

MaisPB

Leia Também