João Pessoa, 20 de março de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FUNAD

PB terá ações sobre Censo PcD no Dia da Síndrome de Down

Comentários: 0
publicado em 20/03/2022 às 08h46

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) vai lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que transcorre na próxima segundafeira (21), com ações que ocorrerão durante toda a semana (até sexta-feira, 25), com foco no Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência (Censo PcD). Estão previstas mobilizações, a partir de segundafeira (21), em escolas e instituições de reabilitação públicas e privadas com o tema “Inclusão significa…tirar da invisibilidade: se faça visto pelo Censo PcD da Paraíba”.

Durante toda a semana, a Funad usará suas redes sociais para divulgar depoimentos de usuários e famílias, que falam sobre suas experiências positivas na instituição e a importância do Censo, uma ferramenta criada pelo Governo do Estado que tem o objetivo de conhecer melhor o universo da pessoa com deficiência na Paraíba e, assim, investir ainda mais na implantação de políticas públicas em favor dessa população. Atualmente, 153 pessoas com síndrome de Down são atendidas pela Funad.

Todas as ações buscam dar maior visibilidade à pessoa com síndrome de Down, mostrar como ela pode acessar os serviços da Funad, os direitos e, sobretudo, ampliar a luta por mais inclusão e acessibilidade nos diversos setores, como educação, saúde e mercado de trabalho.

A pessoa com síndrome de Down é atendida na Funad, por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Portador de Deficiência Mental (Codam). Os serviços ofertados são: psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social – para usuários e famílias – fisioterapia e atividades artísticas e esportivas.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, esse é um mês importante para a visibilidade da pessoa com síndrome de Down, porque os diversos setores, desde gestores, instituições e sociedade civil, se unem para debater avanços nas políticas públicas, conquistas e lutas do cotidiano dessa população e este ano, com foco no Censo PcD/PB, que vai identificar quantas pessoas com síndrome de Down vivem na Paraíba e, assim, ajudá-las muito mais.

“O Governo da Paraíba tem trabalhado junto à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Funad, para que tenhamos esse perfil traçado e possamos ampliar as políticas publicas, não apenas para esse setor específico, mas para todas as pessoas com deficiência, portanto, é fundamental a participação de todos. Iremos a todos os lugares e a população, prefeituras, entidades, podem nos ajudar”, disse Simone Jordão.

Para participar do Censo PcD/PB, lançado em setembro do ano passado, basta acessar o link https://paraiba.pb.gov.br/censo-da-pessoa-com-deficiencia-pb/censo-pessoa-com-deficiencia-pb

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março e tem o objetivo de celebrar a vida das pessoas com essa síndrome e ressaltar a importância da inclusão e busca de melhores oportunidades entre suas famílias e a sociedade.

MaisPB

Leia Também