João Pessoa, 02 de março de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
decisão do stf

Lewandowski suspende última ação contra Lula

Comentários: 0
publicado em 02/03/2022 às 15h54
atualizado em 02/03/2022 às 13h29
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu na tarde desta quarta-feira (2) suspender o processo que tramita na Justiça Federal do Distrito Federal contra o ex-presidente Lula na Operação Zelotes. A ação apontava possíveis vantagens indevidas feita por empresários da indústria automotiva durante o segundo mandato do ex-presidente.

A Zelotes investigava supostos crimes cometidos na compra de 36 caças pelo governo federal. Lula era réu por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra de caças Gripen, da Suécia, pelo Brasil durante o governo Lula e Dilma, entre 2003 e 2010.

A decisão se deu em pedido apresentado no mesmo processo do STF em que o ministro concedeu a Luiz Inácio Lula da Silva acesso às mensagens hackeadas dos celulares de membros da Lava Jato no Paraná.

“Os graves vícios maculam as investigações conduzidas contra o reclamante pela extinta força-tarefa ‘Lava Jato’ de Curitiba no tocante à aquisição dos referidos caças, a qual produziu elementos – supostamente – probatórios, depois aproveitados, de forma acrítica e tendenciosa, pelos subscritores da denúncia apresentada perante a 10ª Vara Federal Criminal do DF”, disse o ministro.

MaisPB com informações de O Antagonista

Leia Também