João Pessoa, 26 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em março

Servidores públicos federais planejam greve unificada

Comentários: 0
publicado em 26/02/2022 às 13h43
atualizado em 27/02/2022 às 10h17
Universidade Federal de Campina Grande

Representantes de 41 seções sindicais e da direção do Sindicato Nacional participaram do encontro realizado na última terça-feira (22), como início de uma mobilização “em defesa de seus direitos”, segundo as entidades, com possibilidade de deflagração de uma greve unificada dos servidores públicos federais (SPF) em 23 de março. A pauta do encontro, ocorrido de maneira remota, foi a campanha salarial 2022, a construção da greve unificada, a retomada das atividades de maneira presencial e as condições sanitárias.

A reunião contou com setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Andes-SN, que reúne docentes das universidades federais, institutos federais e cefets. Segundo as entidades, várias ações foram indicadas para a construção da greve. Entre elas, dar continuidade ao diálogo com a sociedade sobre a paralisação, reforçar a disposição da diretoria nacional para participar de assembleias e atividades das seções sindicais no debate sobre a greve, ampliar o convite aos docentes para as ações de caráter nacional da agenda de greve do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Os docentes apontaram também a importância das secretarias regionais e as seções sindicais reforçarem a construção da greve nos fóruns estaduais e regionais de servidoras e servidores e outros espaços de articulação e, por fim, propor ao Fonasefe a elaboração de um boletim de construção da greve. As informações são da ADUFCG.

Segundo Cristine Hirsch, da coordenação do Setor das Ifes e 1ª vice-presidenta da Regional Nordeste II do Andes-SN, durante a reunião, os docentes ressaltaram a importância da construção da greve unificada com o restante do funcionalismo público e de manter o calendário de mobilização para pressionar o governo a elaborar um projeto que atenda as reivindicações do movimento.

“Nossa principal tarefa para março é contribuir para a organização, lançamento e fortalecimento do Comando Nacional de Construção da Greve e dos Comitês Locais de Construção de Greve para tornar realidade o Dia Nacional de Mobilização, Paralisações e Manifestações em todo Brasil, no dia 16, e a deflagração da greve por tempo indeterminado, a partir do dia 23 de março. Primando pelos princípios do ANDES-SN, a construção da greve passa pela rodada nacional de assembleias gerais até 18 de março e pela reunião do pleno do Setor das Ifes no dia 21 de março, pois acreditamos que é pela base que se constrói um sindicato, que faremos a luta pela Campanha Salarial, em defesa da educação e dos serviços públicos, e pelo fim do governo Bolsonaro-Mourão”, afirmou.

Cristine Hirsch ressaltou ainda que “em anos eleitorais, como 2022, os prazos são encurtados e 4 de abril seria o limite para o governo incidir na elaboração de um PL com destinação de recursos para o reajuste”.

MaisPB

Leia Também