João Pessoa, 19 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mudanças

Cidadania aprova federação com PSDB; união resultará na saída de João da sigla

Comentários: 0
publicado em 19/02/2022 às 13h56
Roberto Freire, Ronaldo Guerra e João Azevêdo - Foto: Divulgação

A executiva nacional do Cidadania aprovou neste sábado (19) a federação partidária com o PSDB. A junção das duas siglas trará impactos nas eleições da Paraíba, onde as legendas caminham em lados opostos. O Cidadania é o partido do governador João Azevêdo. Já o PSDB é presidido pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato ao Governo pela oposição.

Com a confirmação da federação, Azevêdo deve anunciar ainda esta semana a decisão de deixar a legenda que está filiado desde 2019, quando rompeu os laços políticos com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e deixou o PSB. Agora, Azevêdo caminha para retornar aos quadros do partido que foi eleito em 2018.

Na reunião de hoje, o Cidadania tinha colocado a proposta para aliança com  o PDT, de Ciro Gomes, e o Podemos, partido da candidatura presidencial de Sergio Moro. A votação ocorreu em dois turnos. No primeiro, a aliança com o Podemos foi derrotada. No segundo, o PSDB recebeu 56 votos, enquanto o PDT teve 47. Houve 7 abstenções.

Pela lei que instituiu as federações partidárias, dois ou mais partidos podem se unir em uma aliança semelhante à das coligações, mas que dura por toda uma legislatura — ou seja, quatro anos –, e não apenas para uma única eleição. Os partidos têm até abril para pedir o registro das federações no TSE — siglas de esquerda tentam estender esse prazo até julho.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas