João Pessoa, 03 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
covid-19

Carnaval: “Quem determinará o decreto é a população”, diz secretário de Saúde

Comentários: 0
publicado em 03/02/2022 às 18h16
atualizado em 03/02/2022 às 16h35
Luís Ferreira, ex-secretário de Saúde de João Pessoa

O secretário executivo de saúde de João Pessoa, Luís Ferreira, não assegurou a realização do feriado de carnaval deste ano. Em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádio, nesta quinta-feira (03), o gestor admitiu que vai analisar os números da pandemia para tomar uma decisão no próximo decreto.

“Sim. Não tenha dúvidas (sobre a possibilidade de cancelar o carnaval). A gente vai aprendendo e vai se adaptando com as mudanças que a gente vai encontrando. A gente colhe nesse vírus duas semanas depois o que a gente planta hoje. O engajamento da população com medidas restritivas, com uso de mascara, distanciamento, vai repercutir. Quem determina o decreto, além das opções técnicas e científicas que são avaliadas, é o comportamento da população. É importante que as pessoas entendam seu papel nas determinações dos decretos.”, disse.

A saúde de João Pessoa, por ora, não vai adotar novas medidas para frear o avanço da Covid-19. As autoridades da pasta do município acreditam que o cumprimento rigoroso do atual decreto com novas medidas de combate à doença será suficiente para retração de casos.

“Nós precisamos cumprir o que está no decreto. Nossa vigilância sanitária será mais atuante do que nunca. Vamos cobrar testes de covid para que os eventos tenham a quantidade de pessoas estipuladas no decreto e que as pessoas sejam testadas. O que nós temos hoje é o que está no decreto municipal e estadual e precisamos seguir isso à risca”, afirmou o secretário executivo da saúde.

Ainda de acordo com o secretário, a alta da Covid-19 em João Pessoa está relacionada à ômicron, nova variante do coronavírus.

“Essa variante tem uma infectividade 10 vezes maior que as variantes anteriores. O que a gente viveu há dois anos, com a ômicron, vivemos em três meses. É importante que as pessoas entendam seu papel nas determinações dos decretos.”, completou.

MaisPB

Leia Também