João Pessoa, 18 de dezembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
lançamento

Itapuan Bôtto vai lançar neste sábado, “Lopes de Andrade – Memorias”

Comentários: 0
publicado em 18/12/2021 às 09h49
atualizado em 18/12/2021 às 09h08

Kubitschek Pinheiro MaisPB

Hoje tem festa literária na Praça da Independência. O  acadêmico e educador paraibano Itapuan Bôtto vai lançar neste sábado, às 16h seu novo livro “Lopes de Andrade – Memórias”, com selo  Ideia Editora. Será no Museu do Artesanato Paraibano, na Praça da Independência.

O livro conta a vida e obra do sociólogo paraibano, José Lopes de Andrade (1914/1980), que fez história na cidade de Campina Grande, um dos fundadores da Universidade Estadual da Paraíba, que surgiu como Fundação para Desenvolvimento da Ciência e da Técnica. São muitos os exemplos da elevação de seu nome na história cultura do nosso Estado.

Dividido em quatro capítulos, “Lopes de Andrade – Memórias”, a obra focará na família; homem público; homem de letras; e relacionamento pessoal e profissional – entra aí o culto à amizade.

De acordo com o autor, a vontade e necessidade de escrever sobre José Lopes, veio do núcleo da família. “Temos ligações familiares. Marielza, nossa filha, é casada com Carlos José Lopes de Andrade, neto mais velho de Lopes. A professora Letícia, viúva de Lopes consultou-me sobre a possibilidade de escrever suas memórias, há 11 anos”.

De posse do material Itapuan deu inicio a obra e foi escrevendo por capítulos e a ouvir testemunhas. “Depois vieram as fotos dos álbuns da família. As memórias se constituem no resumo histórico da vida e da obra de uma pessoa. São muito mais que biografias, pois, vão aos detalhes: a criação em família; as fases da vida; o local do nascimento; os estudos, a escola, os colegas, os professores!”, resume Bôtto.

Quem escreve o prefácio é o jornalista Helder Moura, que começa seu texto nos remetendo para o fundador da Cadeira 21 de nossa Academia, o José Lopes, cujo patrono é Maximiano Lopes |Machado, que hoje tem assento, o acadêmico Flávio Sátiro Fernandes.

“Fica a lição de José Lopes de Andrade. De uma família de agricultores, firmou-se trabalhador metódico, sujeito aos rigores de suas obrigações e responsabilidades”, registra Helder no livro de Itapuan.

Outro jornalista que surge na obra, é Antônio Costa de Andrade, do árvore  da família, que escreveu um texto singular sobre Lopes de Andrade, um resumo da trajetória, como se estivesse conversando numa reunião de família.

Segundo a escritora Regina Rodriguez Bôtto Targino, a nova obra de seu marido Itapuan, é oportuna pelo resgate da história Lopes de Andrade, personalidade marcante em nossa cultura. “Eu  acompanhei essa pesquisa, vi o quanto Itapuan buscou escrever a vida de Lopes de Andrade, com muito zelo. Seu livro traz a sua marca, de historiador e escritor, memorialista, educador, o Itapuan minucioso. Ele me entusiasma a escrever e eu vibro com suas descobertas”, relatou a professora Regina Bôtto, colunista do MaisPB

Em Lopes de Andrade – Memórias” vamos encontrar o homem e o primeiro emprego, a prática de esportes, o namoro, o casamento, as amizades, o primeiro livro escrito, a repercussão; o convite do governador José Américo para Chefiar a Casa Civil, a passagem pelo Ministério de Viação e Obras Públicas como auxiliar de Ministro José Américo e muito mais.

Leia Também

MaisTV

Na PB, Camilo Santana detalha Pé-de-Meia: “Medida para o futuro”

"PÉ DE MEIA" - 03/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas