João Pessoa, 10 de setembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
novo imortal

APL elege jornalista Helder Moura para cadeira 26

Comentários: 0
publicado em 10/09/2021 às 14h47
atualizado em 10/09/2021 às 18h40
Jornalista Helder Moura e Ângela Bezerra, presidente da Academia Paraibana de Letras

Kubitschek Pinheiro/MaisPB

O jornalista e escritor Helder Moura, é o novo membro da Academia Paraibana de Letras (APL). Ele venceu o pleito e foi escolhido como o novo imortal nesta sexta-feira (10), ao ganhar por 17 a 14 votos numa eleição em segundo turno, com o advogado Cleanto Gomes.

Dessa forma, Helder passa a ocupar a Cadeira de Número 26 da APL, que pertenceu ao escritor Juarez Farias. A eleição também foi disputada pela romancista Andréa Nunes, que obtive 4 votos, no primeiro turno. A posse deverá acontecer ainda este ano.

Segundo a presidente da Academia Paraibana de Letras, escritora e ensaísta Ângela Bezerra (na foto com o novo acadêmico), a chegada do jornalista Helder Moura à Casa de Coriolano de Medeiros, mostra que a Academia é esclarecida.

“Eu vejo como uma Academia esclarecida, que escolhe o melhor para ela. Ou seja, um escritor de que tem talento e que tem liderança cultural”, registrou a presidente da APL ao MaisPB

Em conversa com o MaisPB, o jornalista comentou a vitória com entusiasmo. “Eu quero manifestar minha felicidade hoje, um dia particularmente histórico na minha vida, dessa alegria de ter sido escolhido como foi, numa eleição limpa, de poder a partir de agora, fazer parte desse colegiado de notáveis, junto às pessoas que me escolheram, para nos tornarmos irmãos na literatura”, comentou Moura.

“Helder Moura na APL vai enriquecer sobremaneira os quadros da nossa Academia Paraibana de Letras”, disse o Diretor Administrativo, escritor Itapuan Bottô Targino.

Nascido em 1957, em Campina Grande (Paraíba), Helder Moura ingressou no jornalismo em 1983 na Gazeta do Sertão, onde se tornou editor-chefe, atuando sempre no colunismo político.

HM venceu alguns prémios de poesia e, em 1985, lançou o livro “Coração de Cedro”. Seu romance “O Incrível Testamento de Dom Agápito”, já foi traduzido para outras línguas. É também professor universitário do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), onde leciona sobre algoritmos e lógica.

Leia Também