João Pessoa, 30 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Universidade de Maastritch

Unifacisa faz parceria para novo ensino médico

Comentários: 0
publicado em 30/08/2021 às 08h50

Um novo marco no ensino médico no Brasil. A Unifacisa se uniu à Universidade de Maastritch, da Holanda, reconhecida em todo mundo como referência na educação médica, e trouxe para Campina Grande um novo formato do ensino médico.

A nova metodologia traz mais autonomia e participação para os estudantes ao longo do processo de aprendizado na graduação em medicina. O formato inovador oferece a vantagem de aprofundamento em questões médicas e fortalece habilidades de colaboração e pensamento crítico, com foco na solução de problemas.

A parceria é uma troca de conhecimento no ensino na área da saúde, visto que as novas metodologias e novos recursos didáticos e tecnológicos têm exigido uma mudança de paradigmas no ensino na área médica.

“Os currículos mais modernos na área da medicina tem origem justamente na tradição das escolas europeias, então elas trazem pra gente o conhecimento de um ensino que deve ser feito no século 21”, comentou o vice-coordenador do curso de Medicina da Unifacisa, Adriano Melo.

Representando a universidade holandesa, a professora Geraldine Beaujean está em Campina Grande para conhecer a realidade da Unifacisa e revelou estar bastante impressionada com a estrutura da instituição que é considerada como uma das melhores faculdades de medicina do país.

“Fiquei muito impressionada, conheci a estrutura e ela é maravilhosa, isso oferece aos alunos uma oportunidade enorme para desenvolverem suas habilidades através do aprendizado. A Clínica-Escola também é um diferencial gigante e mostra uma característica muito importante e muito bonita da Unifacisa que é o compromisso social com a comunidade”, pontuou Geraldine.

A nova metodologia vem sendo implantada de forma gradativa desde o primeiro semestre de 2021 e o objetivo é incluir o método ao longo de todo o curso de Medicina. Uma metodologia centrada no aluno onde ele passa a ser o protagonista do conhecimento.

“Acredito que essa parceria vem para agregar ainda mais ao nosso aprendizado. Toda metodologia ativa de estudo, onde nós alunos podemos participar mais do processo, acaba sendo sempre vantajosa e chega para engrandecer ainda mais a formação que nós temos aqui na Unifacisa”, finalizou o estudante de Medicina da Unifacisa, Lucas Machado.

Leia Também