João Pessoa, 12 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Iniciativa inédita

Governadores brasileiros enviam carta a Joe Biden para tratar mudança climática

Comentários: 0
publicado em 12/04/2021 às 07h37
Presidente Joe Biden

O governo norte-americano receberá uma carta enviada por 22 governadores brasileiro que, em iniciativa inédita se manifestam sobre o comprometimento com o enfrentamento da crise climática. De acordo com o Valor Econômico, o texto preliminar diz que uma parceria entre o Brasil, país com a maior base florestal da Terra, e os Estados Unidos, com a maior capacidade de investimento do mundo, pode impulsionar um modelo de economia sustentável para enfrentar o aquecimento global e reduzir a pobreza.

A ação dos governadores – que pode reunir os 26 Estados e o Distrito Federal – acontece em um momento em que o governo Jair Bolsonaro tenta negociar com o governo Biden um acordo para proteger a Amazônia. Com a iniciativa, os Estados também se posicionam.

Os signatários dizem que representam mais de 90% do território, da população e do PIB brasileiro. Até este domingo faltavam as assinaturas dos governos de Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e do Distrito Federal.

O texto preliminar que será encaminhado para Joe Biden foi construído por especialistas do Centro Brasil no Clima (CBC) com a participação de outras entidades da sociedade civil e cientistas que colaboram com a aliança Governadores pelo Clima. O movimento do grupo busca se qualificar para os investimentos de US$ 20 bilhões, em recursos públicos e privados, dos EUA e de outros países, que o presidente Biden prometeu mobilizar durante a campanha para os países da bacia amazônica.

MaisPB

Leia Também