João Pessoa, 02 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PEIXES E FRUTOS DO MAR

Campanha visa estimular compra a pescadores na PB

Comentários: 0
publicado em 02/04/2021 às 16h40
atualizado em 02/04/2021 às 13h41

O consumo de peixe no período da Semana Santa é uma tradição em todo País. Este período também é uma oportunidade para que os pescadores consigam uma renda extra. Para valorizar esses profissionais, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) está realizando uma campanha para que as pessoas comprem o pescado dos pescadores artesanais e das cooperativas, como uma forma de assegurar renda para eles que passam por dificuldades neste período de pandemia.

“Adquirir peixes e demais frutos do mar com nossos pescadores é valorizar o produto que vem do nosso estado. Contribuindo, consequentemente, para economia local, gerando emprego e renda para os profissionais da pesca. Eles enfrentam dificuldade nesta pandemia, com redução da compra de pescado”, opinou Jutay.

De acordo com o presidente e técnico responsável pela pesca e aquicultura da Cooperativa de Produção Industrialização da Aquicultura e Agricultura Familiar do Brasil (Cindeas), Adriano Pereira, a instituição conta atualmente com 200 produtores e pescadores. “Comprar ao pescador local é importância, pois podemos ter a certeza de que vamos vender tudo. A cooperativa faz a logística para ir buscar na unidade de distribuição do município e o pescador ter a certeza de que vai receber um preço justo”, declarou.

Adriano explicou que quem atua com pesca e aquicultura na Paraíba ainda enfrenta muitos desafios. No caso do aquicultor, os preços de ração muito altos; Já na pesca, a capacidade de produção dos açudes tem diminuído. Nesse sentido, o parlamentar, que tem como uma das bandeiras de luta a valorização desse setor, reforça a necessidade de adquirir direto com o produto local. “As lutas vivenciadas pelo setor são inúmeras. A partir do momento que compramos com estes pequenos produtores estamos reforçando a importância que o trabalho deles possui”, frisou Jutay.

O presidente do Cindeas agradeceu o apoio recebido do parlamentar. “O deputado Jutay é alguém que têm contribuído para nosso desenvolvimento. Reconhecemos que é difícil, mas a gente consegue avançar tendo apoio como o dele”, ressaltou.

Onde comprar – O presidente do Cindeas, Adriano Pereira, informou que hoje a cooperativa está com uma unidade de distribuição dentro da Ceasa (João Pessoa), onde na entrada há um ponto de venda. Na feira da agricultura familiar (Cecaf), tem dois pontos onde é possível comprar o pescado e nas próprias unidades de produção da cooperativa, os pescadores também vendem produtos. Nesse último caso é possível comprar nas associações de produtores de Araçagi, Acauã, Juazerinho, Camalaú, Congo e outros municípios ligados à cooperativa.

Serviço:
Cindeas – Rua Presidente Ranieri Mazilli – Cristo, João Pessoa
Cecaf – Avenida Hilton Souto Maior, 1112 – José Américo de Almeida, João Pessoa

MaisPB

Leia Também