João Pessoa, 04 de março de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
projeto de lei aprovado

Vereadores tornam igreja atividade essencial em JP

Comentários: 0
publicado em 04/03/2021 às 16h32
atualizado em 04/03/2021 às 14h08
Câmara Municipal de João Pessoa (Foto: divulgação/CMJP)

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (4), projeto de lei 03/2021 que torna atividade essencial durante pandemias igrejas, comunidades missionárias e templos religiosos. Os parlamentares esperam que, caso a lei seja sancionada pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas), as celebrações religiosas voltem a ter presença de fiéis na Capital, o que atualmente está proibido em virtude de decreto estadual para conter o avanço da Covid-19.

Líderes religiosos, os vereadores Bispo José Luiz (Republicanos) e Carlão do Bem (Patriota)  garantiram o cumprimento das normas sanitárias durante as celebrações e defenderam a abertura para o público. Outros parlamentares argumentaram que as celebrações atuam como essenciais para evitar problemas psicológicos causados pela pandemia.

O vereador Marcos Henriques (PT) foi o único a votar contra o projeto e alertou para os recordes diários de mortes provocadas pela Covid-19. Ele ressaltou que as igrejas não estão proibidas de receber pessoas para consultas e trabalhos sociais.

“A proibição é para o culto, que as pessoas vão de ônibus, de carro. Nesse momento devemos preservar vidas. Não quero que isso tenha reflexo e não quero carregar nas minhas costas. Não quero conceber que enquanto todo mundo está passando por um momento de pânico, de medo, a gente flexibilize”, explicou.

O projeto foi aprovado com emenda do vereador Bispo José Luiz que permite a limitação de público de acordo com a gravidade da situação e que seja por decisão da autoridades médicas e sanitárias.

MaisPB

Leia Também