João Pessoa, 17 de dezembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Três meses de detenção

Vizinho é condenado por ameaçar atriz paraibana Mayana Neiva

Comentários: 0
publicado em 17/12/2020 às 09h55
Foto ilustrativa de um outro momento antes da pandemia

Quando trabalhava na novela ‘Éramos Seis’, em 2019, na TV Globo, Mayana Neiva foi alvo de ameaças de morte por parte de um vizinho. A atriz estava em seu apartamento em Higienópolis, em São Paulo, quando foi surpreendida por um forte barulho. Se tratava de Ademir de Andrade, de 69 anos, que reclamava do barulho, esmurrando e chutando a porta de sua residência.

Aos gritos de “vaca”, “cadela” e “sobra da Globo”, o vizinho dizia que iria “pegar” a atriz. Assustada com o ocorrido, Mayana se trancou no banheiro e acionou a polícia. Segundo relatos de funcionários do prédio, o vizinho ainda teria dito que, se ninguém tomasse uma providência, iria esfaquear Mayana.

Neiva contou à Justiça que o barulho que motivou a reação do vizinho ocorreu em decorrência do fato de ter, sem querer, arrastado uma cadeira ao se levantar. Mayana, que foi Miss Paraíba em 2003 e ficou conhecida nacionalmente ao interpretar a modelo Desirreé, em Ti Ti Ti (2010), disse que o vizinho em outro momento já havia reagido com violência, “em surto nervoso”, reclamando de barulho.

Ivone Pereira Fleming, síndica do prédio, afirmou à Justiça que, em algumas das ocasiões nas quais Andrade protestou, a atriz nem mesmo estava no edifício. “Mayana é uma pessoa muito educada, mora há tempos no local, e é muito família.” Segundo a síndica, se os porteiros não tivessem chegado a tempo, o aposentado teria agredido a atriz.

Vizinho nega insultos

Andrade afirmou à Justiça que não ameaçou Mayana. Disse que tocou a campainha e bateu na porta com a palma da mão. Negou também ter chutado a porta, alegando que estava de chinelo. Afirmou ser uma pessoa educada e idosa, que não a insultou, e disse que não recebe o devido respeito. Declarou ainda que a atriz é “pirracenta” e que ela faz muito barulho. Disse ter sido vítima de uma armação e que nunca a ameaçou.

Denunciado pelo Ministério Público, o aposentado foi condenado a três meses de detenção, em regime semiaberto (no qual pode trabalhar e frequentar cursos durante o dia, mas precisa retornar à noite para a unidade prisional).
“Não convence a sua negativa”, afirmou a juíza Maria Domitila Manssur, que ressaltou, na decisão, que as testemunhas confirmaram a conduta criminosa e a ameaça de morte.

O aposentado poderá recorrer da sentença em liberdade, mas está impedido de se aproximar da atriz (distância mínima de cinco metros), bem como não pode frequentar o andar em que ela mora.
A coluna não conseguiu localizar Andrade para comentar a decisão.

Com informações do UOL

Leia Também