João Pessoa, 10 de outubro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
universidade federal da paraíba

Pesquisadores criam molécula capaz de combater infeção nas vias aéreas

Comentários: 0
publicado em 10/10/2020 às 08h36
atualizado em 10/10/2020 às 07h46
Universidade Federal da Paraíba

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram uma molécula capaz de combater infecção nas vias aéreas dos seres humanos. A substância sintética, denominada de MHTP e produzida em laboratório, tem propriedades anti-inflamatórias e pode se tornar um novo medicamento.

Tanto a produção da nova molécula quanto os testes farmacológicos para detectar as atividades anti-inflamatórias foram realizadas nos laboratórios de imunofarmacologia e de síntese do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), coordenados, respectivamente, pelos professores Marcia Piuvezam e Luís Cezar Rodrigues. O instituto fica localizado no campus I da UFPB, em João Pessoa,

“As doenças estudadas até o presente momento foram as do trato respiratório, assim, seria um anti-inflamatório para as vias áreas. Os testes começaram em 2013, com o intuito de buscar alternativas terapêuticas para essas infecções”, conta Laércia Ferreira, uma das pesquisadoras da UFPB envolvidas na pesquisa.

Laércia Ferreira explica que os próximos passos da pesquisa é realizar mais estudos envolvendo os mecanismos de ação intracelulares, em células efetoras da inflamação, e estudos farmacocinéticos e de tecnologia farmacêutica, com o objetivo de estabelecer a melhor forma de tratamento com a MHTP, além de estudos clínicos.

MaisPB

Leia Também