João Pessoa, 28 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE DO HOMEM

Médico fala da importância de reposição hormonal

Comentários: 0
publicado em 28/07/2020 às 10h56

Nós temos excelentes médicos em João Pessoa. Marcelo Sarmento é um respeitado urologista, com anos de atuação. Atual, ele participa de eventos nacionais e internacionais, sobre sua área. Ele é especialista em Litíase, Urologia Oncológica, Infertilidade Masculina e Saúde do Homem. Trabalha também com Câncer de Rim, Doenças Urológicas, Câncer de próstata, Doenças dos rins e aparelho urinário, Cistite, Incontinência Urinária, Doença de Peyronie, Doenças Dos Genitais Masculinos, Incontinência urinária em mulheres, Doenças Prostáticas, Câncer de testículo, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Câncer da bexiga, Infertilidade Masculina, Cálculos Urinários, Disfunção erétil (impotência)

Marcelo Sarmento passa a integra a equipe de colunistas do MaisPB. Leia a entrevista e descubra mais porque homens e mulheres a partir de certa idade precisam fazer reposição hormonal, além de uma série de coisas que muitos homens desconhecem em si mesmos.

MaisPB – Com que idade o homem precisa fazer o exame da próstata?

Marcelo Sarmento – O homem deve começar a realizar a avaliação prostática entre os 45 e 50 anos. Especialmente se tiver história familiar de Câncer de Próstata

MaisPB – Conheço muitos homens que não fazem exames, não vão ao urologista. E só fazem o PSA. Estão certos?

Marcelo Sarmento  – Não, não estão corretos, apesar do PSA ser um excelente indicador, a consulta com o Urologista permitirá realizar uma análise mais completa, incluindo outras questões da saúde do homem, além da possibilidade de realizar o exame físico. O toque retal ainda é um tabu para alguns homens, certamente o médico irá respeitar a posição do paciente que não quiser realizar o exame. Portanto não há justificativa para não realizar a consulta urológica anual.É mais seguro, mais correto e mais abrangente.

MaisPB – O que é, na verdade, a disfunção erétil?

Marecelo Sarmento – A disfunção erétil é a dificuldade para ter ou manter uma ereção adequada para realização do ato sexual

MaisPB – A disfunção pode acontecer com jovens?

Marcelo Sarmento – Pode sim, a disfunção pode ocorrer no jovem, nesta faixa etária é mais comum a disfunção de origem psicogênica, ansiedade, insegurança, depressão seriam os principais fatores. A medida que a idade avança fatores de risco como tabagismo, sedentarismo, diabetes, hipertensão, uso de alguns medicamentos vão levando um grupo de homens a desenvolverem como consequência a disfunção erétil de origem orgânica.

MaisPB – Quais são os sintomas?

Marcelo Sarmento – Na disfunção psicogênica habitualmente a instalação dos sintomas ocorre de maneira rápida, ou seja, são pacientes que tinham desempenho normal e nos últimos dias ou semanas observou uma queda significativa da sua resposta erétil, já os pacientes com a disfunção orgânica, a instalação a lenta insidiosa, o relato é o de uma queda gradual e progressiva da ereção nos últimos meses ou anos.

MaisPB – Vamos falar da Terapia de Reposição Hormonal?

Marcelo  Sarmento – Claro, vamos falar sim. Este tema é muito atual, e deve fazer parte da anamnese e avaliação laboratorial dos homens a partir dos 40 anos. A longevidade da população tem aumentado muito e a expectativa é de que continue aumentando, então a reposição hormonal é fundamental para manutenção da massa muscular, massa óssea, qualidade do sono, disposição, humor, qualidade da vida sexual, diminuição da gordura visceral, ou seja, a reposição de testosterona, desde que tenha uma indicação adequada, um acompanhamento responsável pode ser um importante adjuvante na manutenção da saúde do homem

MaisPB – Quem precisa fazer essa reposição, homens e mulheres?

Marcelo Sarmento – Ambos, da mesma maneira, a mulher deve procurar a sua ginecologista e informar-se sobre a possibilidade reposição, que quando feita por profissional adequado de forma criteriosa e responsável trará grandes benefícios para homens e mulheres.

MaisPB – Quando a homem precisa retirar a próstata, ele pode ficar impotente?

Marcelo Sarmento – Ao contrário do que muitos pensam a próstata não tem nenhuma correlação com potência. Entretanto, quando o paciente é portador de Câncer de Próstata e precisa ser submetido a Prostatectomia Radical, neste tipo de cirurgia pode ocorrer dano nos nervos responsáveis pela ereção, e neste caso pode resultar em comprometimento da função erétil.

MaisPB – Quando acontece de numa relação sexual o parceiro ou a parceria sente dor, é sintoma de alguma coisa?

Marcelo Sarmento – O ato sexual, com adequada lubrificação não deve ser doloroso, portanto, se existir dor durante o ato sexual, ou após a ejaculação uma consulta com o urologista ou a ginecologista deve ser agendada para adequada investigação de problemas orgânicos e psicológicos que podem estar ocorrendo.

Kubitschek Pinheiro MaisPB

Leia Também