João Pessoa, 06 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
vídeo

Ônibus voltam a circular com frota reduzida em JP

Comentários: 0
publicado em 06/07/2020 às 10h36
atualizado em 06/07/2020 às 08h07
Ônibus voltaram a circular (Foto: Maurílio Junior/MaisPB)

Os ônibus voltaram a circular nesta segunda-feira (6), em João Pessoa. O retorno teve a frota reduzida para 60%. Nos coletivos, os passageiros puderam sentar em todas as cadeiras, sendo permitido, ainda, que 12 pudessem ficar de pé.

Com o intuito de estimular o uso adequado do sistema, a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) iniciou um trabalho de educação junto aos usuários. Equipes da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) estão espalhado pelos terminais abordando usuários para que possam se conscientizar sobre o distanciamento ideal, o uso de máscaras e repassar informações sobre as linhas.

Além disso, fiscais da Seção de Fiscalização de Transportes Públicos (SEFTP) farão trabalho itinerário conferindo a higienização e sinalização dos terminais de responsabilidade das empresas, assim como a correta ocupação dos ônibus.

A orientação da Semob-JP é que o pagamento das passagens seja feito por meio do cartão Passe Legal, reduzindo o contato entre passageiros e trabalhadores. Para facilitar o acesso, os cartões estão sendo entregues gratuitamente nos guichês do TIV ou podem ser solicitados online por meio do WhatsApp 99986-0045. Para desestimular a procura pelos terminais, o tempo para realização da integração temporal foi ampliado.

Preparação – Para trazer mais segurança sanitária no retorno, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) garantiu a sanitização de terminais de integração, assim como uma sinalização especial nos pisos para orientar o distanciamento adequado entre as pessoas.

A Semob-JP aplicou sinalização horizontal nas plataformas de embarque do TIV e do Parque da Lagoa, dimensionando o espaço entre os passageiros e apontando os locais de permanência. Alguns assentos receberam placas com orientação para que não sejam utilizados. O terminal ainda recebeu pias portáteis para facilitar a higienização das mãos e placas que incentivam o uso de máscara e o distanciamento.

MaisPB

Leia Também