João Pessoa, 03 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Daniella Ribeiro homenageia Instituto dos Cegos

Comentários: 0
publicado em 03/12/2019 às 17h41
atualizado em 03/12/2019 às 14h42

O Instituto dos Cegos de Campina Grande foi homenageado nesta terça-feira (3), no Senado Federal, durante entrega da comenda Dorina Nowill, solenidade presidida pela senadora Daniella Ribeiro (Progressistas). Ao todo, dez instituições e pessoas foram agraciadas com a comenda, por representarem a variedade e a extensão da rede de apoio e de defesa dos direitos da pessoa com deficiência que se estende de norte a sul do país.

A comenda ao Instituto dos Cegos foi indicação da senadora Daniella Ribeiro e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Lucas Ribeiro. Em sua fala, a senadora destacou a importância do Instituto dos Cegos de Campina Grande, que trabalha desde 1952, pela escolarização e inclusão de crianças, jovens e adultos com deficiência visual, além de oferecer apoio e assistência social às famílias mais vulneráveis.

A comenda foi entregue à Elisângela Arruda, que foi representando o instituto. Ao fazer a entrega, Daniella lembrou que, ainda como vereadora em Campina Grande, participou e conheceu o trabalho do instituto. “E agora, dez anos depois, é com emoção que faço essa homenagem”, frisou.

Adenize Queiroz, coordenadora pedagógica do instituto, pediu aos parlamentares presentes que atuem para que o livro em braille continue chegando às crianças sem visão. “Precisamos garantir que as crianças e as novas gerações continuem a ter esse direito”, declarou.

A comenda Dorina Nowill foi entregue depois de dois anos de intervalo. Neste ano, há um significado maior pela entrega da comenda, visto que é comemorado o centenário de nascimento de Dorina, nascida em 28 de maio de 1919.

A história de Dorina é de superação e exemplo. Aos 17 anos, ela perdeu a visão, mas transformou a deficiência em força para vencer os desafios da vida dos demais deficientes visuais. Sua luta foi, sem dúvida, um marco na educação inclusiva.

“Dorina desenvolveu um método para a educação de crianças cegas, método que, depois de acolhido pelo Departamento de Educacao de São Paulo, deu ensejo ao primeiro curso de especialização de educação de cegos da América Latina”, destacou a senadora, em discurso.

MaisPB

Leia Também