João Pessoa, 19 de novembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
próxima sexta-feira

Vera Ferreira, neta de Lampião, faz palestra no ‘Cangaço Campina’

Comentários: 0
publicado em 19/11/2019 às 12h53
atualizado em 19/11/2019 às 09h54

A Vila Sítio São João realizará nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento “Cangaço Campina 2019 – História & Cultura Nordestina”. A palestra de abertura ficará por conta da escritora Vera Ferreira, neta de Lampião, e contará com as presenças de Expedita Ferreira, filha de Lampião; Paulo Brito, filho do Coronel João Bezerra; além de Eliza Dantas, filha do cangaceiro Candeeiro; Jaqueline Rodrigues, neta de Chiquinho Rodrigues; e Patricia Gastão, filha do historiador e pesquisador Paulo Gastão. O evento conta com o apoio cultural do Intercity Hotel, da Universidade Estadual da Paraíba e do Portal Celino Neto.

Vera Ferreira é jornalista e escritora, e desde muito cedo iniciou sua pesquisa sobre a história do Cangaço e dos seus avós. Autora de “Bonita Maria do Capitão”, seu livro mais recente ao lado da jornalista Germana Gonçalves de Araújo, Vera vem percorrendo o Brasil inteiro mostrando a importância que a sua avó Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita) teve dentro do fenômeno do Cangaço.

Vera Ferreira conta que durante sua pesquisa teve contato com muitos ex-cangaceiros e ex-volantes, além de ter conversado com muitos parentes de pessoas que compuseram o cangaço. “As pessoas no sertão respeitavam muito Lampião, inclusive os seus inimigos”, declarou Vera recentemente.

Vera relatou em diversas entrevistas, que no início ela e sua mãe sofreram muito preconceito por serem descendentes do Rei do Cangaço, então, ela resolveu descobrir por si própria quem era Virgulino Ferreira para depois entender quem era Lampião. “Hoje tenho muito orgulho de ser neta de Lampião e Maria Bonita”.

MaisPB

Leia Também