João Pessoa, 03 de julho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EQUIPE

Reforço profissional permite início das cirurgias no HU

Comentários: 0
publicado em 03/07/2019 às 17h32
atualizado em 03/07/2019 às 15h03

O Hospital Universitário Júlio Bandeira, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Rede Hospitalar Ebserh (HUJB-UFCG/Ebserh) deu um importante passo no processo de implantação dos serviços. Além das cirurgias ginecológicas que já realiza, a unidade passou a oferecer cirurgias gerais, como de hérnia e vesícula. A ampliação das ofertas à população foi possível graças ao reforço de pessoal por meio de contratação de profissionais aprovados em concurso público realizado pela Ebserh.

Segundo a superintendente do HUJB-UFCG/Ebserh, Mônica Paulino, com a implantação do serviço de cirurgia geral, haverá uma diminuição da fila de espera e a população da região contará com uma maior oferta na área. Ela explica ainda que parte da equipe para esses procedimentos foi contratada no mês de junho. “Isso vem proporcionado o planejamento para realização de outros tipos de cirurgias. Em breve, serão realizadas ações nas áreas de urologia e otorrinolaringologia, atendendo a uma demanda reprimida muito grande desses pacientes, que há anos aguardam uma oportunidade pelo Sistema Único de Saúde”.

Já foram realizados, de forma humanizada, dois procedimentos de herniorrafia inguinal bilateral em crianças, que corrige problemas de hérnia na região da virilha. Momentos antes das cirurgias, a equipe multiprofissional do hospital realizou uma atividade lúdica denominada “Brincar de Médico”. A atividade consistiu em, por meio da brincadeira, vivenciar os procedimentos que seriam realizados na enfermaria e no centro cirúrgico. As crianças manipularam brinquedos e bonecos simulando o momento da cirurgia, com objetivo de minimizar possíveis efeitos negativos como medo, trauma e estresse.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde, Edineide Nunes, “esse é o grande diferencial do hospital: além de possuir profissionais qualificados, há umgrande compromisso institucional com a humanização”.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

MaisPB

Leia Também