João Pessoa, 21 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Arraiá de Economia Criativa

Arraiá tem artesanato e alimentos orgânicos

Comentários: 0
publicado em 21/06/2019 às 15h40
atualizado em 22/06/2019 às 12h48
Foto: Reprodução/ MaisTV

A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) está recebendo desde ontem (20) até o próximo domingo (23) o Arraiá de Economia Criativa e o IV Festival do Milho. Localizado no bairro José Américo, em João Pessoa, o espaço está movimentando vários setores da economia criativa, como literatura, música, gastronomia, artesanato, agricultura familiar e arte popular. Um forró pé de serra anima os visitantes ao longo do dia.

Idealizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e em parceria com várias secretarias municipais, o Arraiá conta também com oficinas criativas, que abrangem temáticas importantes como o cultivo de hortas urbanas, decoração junina por meios sustentáveis e artesanato.

Representando a secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), uma das secretarias parceiras evento, Jéssica Almeida contou ao Portal MaisPB como a SEPPM capacita e colabora com artesãs para que elas exponham e vendam seus produtos no Arraiá. São cerca de 1000 mulheres auxiliadas pela secretaria, através de capacitações e qualificações.

“Enquanto não estão com um produto tão bom, elas não vêm para a feira. A gente faz um trabalho de aperfeiçoamento até que elas cheguem a um nível que venham participar. Existe uma cadeia produtiva, onde a gente faz a capacitação para quem não sabe nada, a qualificação para quem já faz algum tipo de trabalho e […] ela vem já com esse produto para a feira. As que chegam no nível de excelência podem expor no Celeiro Espaço Criativo junto com artistas renomados”, explicou.

A coordenadora do Cecaf, Rogeany Gonçalves promete muita música, forró e alimentos de boa qualidade e procedência para comercialização. “A gente tem essa diversidade que o espaço oferece. Quem vem para cá encontra artesanato, comida junina gostosa e o milho”, disse.

Festival do Milho

O Cecaf também recebe a quarta edição do Festival do Milho. Uma oportunidade para quem planta poder ofertar seus produtos para os clientes sem a necessidade de um “atravessador”, gerando assim mais lucro para o agricultor e mais economia para quem compra.

É o caso de José Afonso, que veio de Pitimbu, litoral sul da Paraíba, para vender seu milho nesse período junino: “A gente livra o atravessador, (o milho) sai direto da fonte, do meu roçado, direto para o consumidor”, respondeu ao Portal MaisPB.

Eduardo Jorge

Candidato à presidência da República nas eleições de 2014 e candidato à vice-presidência na chapa de Marina Silva nas eleições de 2018, ambas pelo Partido Verde (PV) – partido pelo qual o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo é filiado – Eduardo Jorge esteve presente nesta sexta-feira (21) no Arraiá de Economia Criativa, e destacou a importância de João Pessoa promover eventos em prol da alimentação limpa.

“Uma das questões mais importantes do Partido Verde é a alimentação limpa, saudável, sem veneno. Portanto essa iniciativa que a prefeitura de João Pessoa tem apoiado com agricultores que têm a agricultura orgânica, sem veneno […] é muito boa.”, disse ao Portal MaisPB.

Funcionamento

O Arraiá de Economia Criativa está acontecendo no Cecaf, localizado na Avenida Hílton Souto Maior, no bairro José Américo, desde esta quinta-feira (20) e terminará no domingo (23). O local está aberto para visitantes das 7h30 até as 19h.

Veja:

Bruno Marinho e Albemar Santos – MaisPB

Leia Também