João Pessoa, 17 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MAISTV

Desabrigadas após chuvas em JP, famílias são alojadas em escolas

Comentários: 0
publicado em 17/06/2019 às 12h37
atualizado em 17/06/2019 às 13h23
Rua Edmundo Filho, no bairro São José - Foto: divulgação/SemobJP

O volume de chuva superior a 500 milímetros afetou o trânsito, provocou deslizamento de barreiras e deixou famílias desabrigadas em João Pessoa. Quem teve a casa invadida pela chuva ou precisou ser retirada em virtude do perigo é abrigada em escolas da rede municipal.

Um dos alojados na escola municipal Seráfico da Nóbrega, em Manaíra, é Augustinho. Argentino, ele trabalha como malabarista nos sinais de trânsito de João Pessoa há quatro meses. Sem poder trabalhar por causa da chuva, Augustinho não sabe como fará para pagar o próximo aluguel. Mas ao invés de reclamar, ele agradece pela ajuda que tem recebido da prefeitura e da sociedade, com a doação de alimentos e roupas.

“A situação não é a melhor, mas eu agradeço. A gente come, tem onde dormir, a verdade é que a prefeitura tem feito o possível. Não estamos passando nenhuma necessidade, temos produto de limpeza, sabonete, roupa, colchão, coberta, então eu agradeço”, disse ao Portal MaisPB.

“Minha expectativa é difícil. Dia 23 vence meu aluguel e não tenho como pagar. Trabalho na rua fazendo malabares, não tem como trabalhar com essa chuva, não tenho como arrumar um dinheiro para pagar de novo. Minha expectativa seria conseguir uma casa, um aluguel, ainda não falei com a dona da casa para saber como vai ficar a situação, se ela dará mais alguns dias”, relatou.

O retrato de Augustinho é o mesmo de seu Valdir, também morador do bairro São José. Ele diz que perdeu tudo. A água cobriu a cama e o que restou foi deixar a sua casa às pressas. Com ele, a esposa grávida de um mês.

“Está tudo bem aqui. Exceto porque tive que abandonar a casa na carreira. A água cobriu a cama. Estou em uma disposição de desespero e de calamidade. Eu peço que, pelo menos, a prefeitura possa nos colocar em um aluguel social, para que não fiquemos à mercê de voltar para casa e a alagar tudo de novo. É a nossa preocupação, assim como peço um trabalho, minha esposa está grávida de um mês. Estou aqui pela graça do senhor Jesus. Graças a Deus aqui não tem faltado comida”, contou.

Atualmente, 76 famílias estão sendo acompanhadas pela Sedes, abrigadas em equipamentos da prefeitura municipal de João Pessoa, sendo a maioria oriundas dos bairros São José, além das comunidades São Rafael, Tito Silva, Padre Hildo Bandeira e Engenho Velho. Foram disponibilizados colchões, alimentação, atendimento médico e equipes estão cadastrando as famílias nos serviços disponibilizados pela pasta.

João Pessoa permanece sob risco potencial para enchentes de rios e alagamentos de avenidas após chuva superior a 500 milímetros em apenas quatro dias – o maior volume dos últimos 30 anos. A previsão da Defesa Civil para esta segunda-feira (17) é de continuidade da chuva, mesmo que em volume menor.

Confira:

Maurílio Junior e Albemar Santos – MaisPB

Leia Também