João Pessoa, 14 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em João Pessoa

Protestos bloqueiam avenidas de João Pessoa durante “greve geral”

Comentários: 0
publicado em 14/06/2019 às 06h11
atualizado em 14/06/2019 às 08h45
Rua João Suassuna, próximo a praça Antenor Navarro (Foto: divulgação/Semob-JP)

Manifestantes bloquearam vários pontos de avenidas de João Pessoa em apoio à greve geral na manhã desta sexta-feira (14). A circulação dos ônibus urbanos e trens foi paralisada na Capital em virtude dos bloqueios feitos nas garagens das empresas.

Marcada para hoje, a greve geral deve acontecer em pelo menos 50 cidades na Paraíba, conforme estimativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A manifestação é contra a reforma da Previdência e defende as universidades dos cortes do governo federal e cobra mais empregos.

Próximo ao retorno da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no sentido Bancários-Centro, pouco depois da rede de supermercado Carrefour, manifestantes atearam fogo em pneus, bloqueando o trânsito. O bloqueio foi desfeito por volta das 9h10.

No bairro do Oitizeiro, no viaduto das três lagoas e na Avenida Cruz das Armas, nas imediações da Feira de Oitizeiro, ambas no sentido Centro, o tráfego foi interrompido pelos manifestantes e liberado por volta das 9h50.

Também há manifestação em frente a garagem das empresas de ônibus Transnacional em Água Fria/José Américo e São Jorge, em Costa e Silva. Segundo o sindicato das empresas de ônibus, não há veículos em circulação no início da manhã de hoje. Outro ponto de protesto é na na CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), no Centro. Com a manifestação, nenhum trem circulou nesta sexta.

Organizada pela CUT e demais centrais sindicais – CTB, Força Sindical, CGTB, CSB, UGT, Nova Central, CSP-Conlutas e Intersindical -, a greve ganhou a adesão de bancários, professores, metalúrgicos, portuários, metroviários, motoristas, cobradores, caminhoneiros, trabalhadores da educação, da saúde, servidores públicos federais, estaduais e municipais, entre outras categorias que aprovaram a paralisação em assembleias.

O presidente da CUT na Paraíba, Paulo Marcelo, celebrou a manifestação: “Nós esperávamos que não tivesse trem, ônibus, apenas 30%, como diz a lei, e foi o que aconteceu”, disse. “Realizamos mais um grande protesto contra a reforma da Previdência e os ataques à educação. Mas ainda tem o ato público, às 15 horas, na Lagoa [Centro de João Pessoa]”, avaliou ao Portal MaisPB.

Pontos de bloqueio:

Bairro do José Américo, na saída da empresa de ônibus Transacional
Bairro do Costa e Silva, na saída da empresa de ônibus São Jorge
Bairro do Varadouro, no Centro, na CBTU

Rua João Suassuna, próximo a praça Antenor Navarro

Avenida Getúlio Vargas, logo após o cruzamento com a Princesa Isabel. Acesso à Lagoa comprometido.

Protesto também atinge a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – Foto: Reprodução

MaisPB

Leia Também