João Pessoa, 03 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Parque Sanhauá

Iphaep destaca decisão de João e rebate PMJP

Comentários: 0
publicado em 03/06/2019 às 12h31
atualizado em 03/06/2019 às 13h44
Maquete do Parque Sanhauá (Foto: Reprodução)

A superintende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), Cassandra Guimarães, disse em nota enviada à imprensa, na manhã desta segunda-feira (3), que o Governo do Estado “não é contra construção de Parques, Praças ou qualquer obra que beneficie a população” e rebateu a acusação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na última sexta-feira (31), por considerar o embargo sobre as obras do Parque Ecológico do Sanhauá “arbitrário”.

“Apelamos também para que a prefeitura tenha cautela com relação a postura impositiva e imediatista, essas sim arbitrárias, que não dialoga com a comunidade e impõe suas escolhas de intervenções na cidade, sem considerar os procedimentos administrativos, o olhar técnico para com o patrimônio cultural, identidade e principalmente, sem considerar o ser humano, para mim o nosso maior patrimônio”, escreveu Cassandra Guimarães.

As obras do Parque Ecológico do Sanhauá, embargadas na última sexta-feira (31), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), foram liberadas nesse sábado (1), por decisão do governador João Azevêdo (PSB). Ele recomendou um novo prazo a ser dado pelo Iphaep à prefeitura de João Pessoa para providenciar as licenças necessárias para a continuidade dos trabalhos, no Porto do Capim.

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), agradeceu ao governador João Azevêdo (PSB), pela decisão de suspender os embargos do Iphaep sobre as obras do Parque Ecológico do Sanhauá, na região do Varadouro. Cartaxo tratou a posição de Azevêdo como “gesto de bom senso e equilíbrio”.

Abaixo a nota da superintende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), Cassiana Guimarães

“O governo do Estado está demonstrando que não há e nunca houve empecilho com relação a realização do projeto do Parque Ecológico Sanhauá, nem fomos arbitrários em proceder com embargo, tendo em vista que a prefeitura tem conhecimento das leis e sabe que no caso de realização de projetos em área tombada, se faz necessário ter a anuência dos órgãos responsáveis pela preservação dos bens culturais. Uma obra sem licenciamento é irregular, cabível portanto de medidas administrativas.

O governo do Estado não é contra construção de Parques , Praças ou qualquer obra que beneficie a população, muito pelo contrário, pois estamos empenhados em um projeto de governo que mais construiu e realizou obras de grande impacto na Paraíba, sempre dentro dos trâmites legais,  respeitando e agindo coletivamente.

Com esse gesto o governador rechaça qualquer tipo de especulação que queiram dar a esse caso. Apelamos informalmente para que a prefeitura tenha cautela no trato com a coisa pública, respeitando as licenças necessárias para o prosseguimento de suas obras, algo imprescindível e básico para a realização de qualquer projeto que se queira realizar.  Apelamos também para que a prefeitura tenha cautela com relação a postura impositiva e imediatista, essas sim arbitrárias, que não dialoga com a comunidade e impõe suas escolhas de intervenções na cidade, sem considerar os procedimentos administrativos, o olhar técnico para com o patrimônio cultural, identidade e principalmente, sem considerar o ser humano, para mim o nosso maior patrimônio.

O gestor que se propõe a cuidar da cidade deve ter sensibilidade, respeito com a dignidade humana, e deve nortear suas ações em beneficio de sua população, considerando fatores culturais, e desta forma, direcionar com zelo e cuidado sua gestão. “

Cassandra Figueiredo

MaisPB

Leia Também