João Pessoa, 23 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
combate à intolerância

Líderes religiosos debatem em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 23/01/2019 às 08h41
atualizado em 23/01/2019 às 08h10

Líderes de diversas religiões participaram do seminário ‘Encontro da Diversidade Religiosa’, no auditório da Federação Espírita Paraibana (FEPB), em João Pessoa. O evento, que contou com a participação do secretário Nacional de Proteção Global, Sérgio Queiroz, celebrou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O secretário Sérgio Queiroz, em sua fala, se comprometeu em promover e também assegurar “o princípio constitucional do respeito à diversidade religiosa e a liberdade de crença” enquanto estiver no cargo.

A Secretaria de Proteção Global, que coordena dentro do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, trabalha a política do respeito à diversidade religiosa e a laicidade estatal vai atuar com ações que visam a promoção da diversidade religiosa, mas também combater preconceitos e discriminações.

“Queremos unir forças para lutamos e exercitarmos o direito de defender as nossas convicções e nossas cosmovisões religiosas ou não religiosas, mas façamos isso com respeito e amor aos outros. Isso sim é liberdade e civilidade. Qualquer que seja a sua fé, ou a ausência dela, sintam-se abraçados pelo ministério” sintetizou.

Para o organizador do Encontro da Diversidade Religiosa, professor Carlos André Cavalcanti, a edição de mais um seminário geral e aberto ao público trouxe “uma inovação na mensagem deste ano. Agora pedimos para que as lideranças religiosas do Estado nos acompanhem no sentido de fazerem de seus púlpitos, das suas reuniões eclesiásticas, dos seus seminários e dos seus sínodos momentos de divulgação da diversidade religiosa para os seus seguidores”, cobrou.

Esperançoso de dias melhores

 Segundo Carlos André, que é professor de história das Religiões da UFPB, a participação do secretário Nacional de Proteção Global, o paraibano Sérgio Queiroz, “não só trouxe um brilho a mais para a edição deste ano, mas um compromisso. Ele é um intelectual da área, tem formação doutoral na área, conhece esta área por ser um professor, além de pastor, e o mais importante que isso: o secretário promete quando se refere a esta temática de respeitar à diversidade religiosa, algo que ele mesmo já prática como cristão em seu cotidiano. Por isso, a sua ida a esta secretaria Nacional nos deixa muitos esperançosos de que Sérgio Queiroz seja parte dessa nova energia de que os cristãos participem da diversidade religiosa de forma ainda mais ativa. A sua nomeação na pasta nos alegrou profundamente desde o princípio. Temos visto que o caminho e todos os atos até aqui por ele tomados, inclusive, o do artigo assinado por ele na Folha de S. Paulo nesse dia 21 de janeiro, reafirma nossa esperança e a certeza de que teremos um momento muito bom para a diversidade religiosa em nosso país. Sabemos que quanto mais cristãos, que é maioria de fiéis no país, respeitam a diversidade, menor será a intolerância religiosa”, destacou.

Para o escritor e professor em Ciências da Religião da UFPB, Severino Celestino da Silva, “é fundamental a massificação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, sobretudo, para os religiosos. O mundo já está muito violento e as religiões têm um papel muito importante de transmitir para as pessoas a promoção da paz e também dizer não a intolerância ou a dissidência. Enquanto você não aceitar a religião o outro, mas respeite. Isso é mais do que suficiente. Qualquer ser humano é uma criatura de Deus. Precisamos respeitar a forma como o outro pensa”, comentou.

Segundo Severino Celestino, que é líder espírita, a participação do secretário Nacional de Proteção Global, Sérgio Queiroz, veio “para abençoar, coroar e mostrar a importância do Brasil como um país laico, mas que todas as instituições religiosas têm a sua importância em sua formação. Mesmo o Brasil sendo um país laico, precisa promover a paz entre as diversas religiões”, observou.

Respeitar o ser humano

Já o pastor da Cidade Viva, Saulo Ribeiro, que representou no evento a comunidade evangélica, afirmou que não precisa abrir mão de suas convicções e de suas crenças para respeitar o ser humano e a sua liberdade. “Discordo de todas as demais religiões que não professam a Bíblia Sagrada como única regra de fé e dos princípios do chamado Credo dos Apóstolos. Da mesma forma, creio no que Cristo disse no Evangelho de em Mateus 7:12: “Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles”. Eu quero ter a liberdade de professar minha fé, e também quero que os que creem de forma totalmente diferente de mim tenham esta mesma liberdade, sabendo que o outro não é um adversário a ser destruído, mas a imagem e semelhança de Deus que foi feita para ser alvo de minha manifestação de amor. Ou seja, discordar do outro não é desrespeitar o outro. Você não precisa respeitar a opinião do outro, se você simplesmente respeitar o outro que é um ser humano, antes de tudo, você saberá como fazer o resto. A igreja de Cristo está inserida em um mundo pecador que rejeita Jesus, mas Ele nos colocou aqui para que aqui fizéssemos diferença, proclamando a mensagem d’Ele de forma respeitosa, amorosa, tolerante”, comentou.

Além de Sérgio Queiroz, Severino Celestino, Carlos André e Saulo Ribeiro, o 14º Encontro da Diversidade Religiosa, contou ainda com as presenças de João de Deus Cabral (Comunidade Muçulmana), de Leandro Durazzo (Comunidade Budista), de Euclides Franklin (Comunidade Católica), de Vanuza Cavalcanti (Comunidades de Religiões Afro-indígenas); e de Marco Lima (Comunidade Espírita).

MaisPB

Leia Também