João Pessoa, 15 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Migração

Nova caravana parte de Honduras para EUA

Comentários: 0
publicado em 15/01/2019 às 15h47
atualizado em 15/01/2019 às 12h48
Foto: Jorge Cabrera/ Reuters

Outra caravana de migrantes da América Central deixou a cidade de San Pedro Sula, em Honduras, na segunda-feira (14), com direção à fronteira com os Estados Unidos.

O grupo com pelo menos 600 pessoas vai seguir a mesma rota usada por milhares de migrantes no ano passado em pelo menos outras três caravanas que enfrentaram dificuldades para entrar no território norte-americano.

Essas caravanas têm se tornado um ponto de conflito no debate sobre a política imigratória dos EUA, à medida que o presidente norte-americano, Donald Trump, permanece inflexível em sua decisão de construir um muro para impedir a entrada dos imigrantes no país.

O braço de ferro travado entre Trump e os democratas sobre a verba destinada para esse fim trava provoca a paralisação parcial do governo mais longa da sua história.

Sob chuva

Entre 600 e 800 hondurenhos integram a caravana, de acordo com estimativa de Miroslava Serpas, chefe de questões migratórias do centro de pesquisa de direitos humanos Ciprodeh, segundo a Reuters.

Imagens mostraram centenas de pessoas reunidas San Pedro Sula balançando bandeiras de Honduras.

Segundo a Associated Press, uma parte do grupo andou sob a chuva em direção à cidade fronteiriça de Água Caliente, próxima da Guatemala.

Outra parte dos migrantes, composta de principalmente de mulheres e crianças, embarcou em cerca de 30 ônibus de pequeno porte.

No último mês de outubro, uma outra caravana de imigrantes deixou Honduras composta por homens, mulheres e crianças, que, em sua maioria, diziam fugir da pobreza e da violência de gangues enraizada no país.

Enquanto cerca de 2.500 pessoas dessa caravana permanecem na cidade de fronteira de Tijuana, no México, mais de 7 mil retornaram a Honduras, de acordo com autoridades do país.

G1

Leia Também