João Pessoa, 21 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
estrela brasileira

Ronaldo Fenômeno mantém posição no Campeonato Espanhol

Comentários: 0
publicado em 21/09/2018 às 09h40
atualizado em 21/09/2018 às 07h02
Ronaldo em ação pelo Barcelona, em 1997 Getty Images

Ronaldo, Ronaldinho, Romário e Rivaldo têm muito mais em comum do que terem brilhado com a seleção brasileira em Copas do Mundo e garantirem dois títulos mundiais para o Brasil. Todos eles foram eleitos melhores jogadores do mundo enquanto brilhavam no Campeonato Espanhol. Que todos eles foram jogadores incríveis e ídolos por todos os clubes que passaram, todo mundo sabe, mas quem é o melhor de todos eles? Os espanhóis têm a resposta.

Trata-se de Ronaldo. Isso porque, em levantamento divulgado pela liga espanhola com os jogadores nascidos no continente americano que mais fizeram e fazem sucesso no campeonato local, o ex-atacante de Barcelona e Real Madrid foi o escolhido como a “lenda do passado”, enquanto o lateral-esquerdo Marcelo é o “craque atual”.

Basta dizer que Ronaldo foi uma estrela tanto no Camp Nou, quanto no Santiago Bernabéu. Isso porque ele atuou, e brilhou, pelo Barcelona, ainda muito jovem, na temporada 1996/1997 e seu desempenho foi tão impressionante, marcando 47 gols em 49 jogos, que ele foi eleito o melhor jogador do mundo nos dois anos. Na ocasião, porém, a Inter de Milão pagou sua clausula contratual e o brasileiro foi para a Itália, onde, além dos muitos gols, sofreu com a pior fase em sua carreira, com muitas lesões que o deixaram mais de um ano fora do futebol.

Voltou para a Espanha em 2002, depois de conduzir o Brasil ao pentacampeonato mundial, mas dessa vez para jogar no Real Madrid, onde ficou por cinco anos. Pelo clube, ele tinha como companheiros atletas como Raúl, Zidane, Roberto Carlos, Figo e Beckham, na famosa “era galáctica”. No período, Ronaldo fez 104 gols e conquistou cinco títulos, entre eles um Mundial e dois Campeonatos Espanhóis.

CRAQUE ATUAL: Marcelo (Real Madrid)

Marcelo, lateral-esquerdo do Real Madrid Getty

Marcelo tem 30 anos de idade. Há 11, está no Real Madrid, onde é titular inquestionável e já considerado um dos maiores jogadores da história do clube. Tanto é que, quando chegou, Roberto Carlos era unânime como o maior lateral-esquerdo dos mais de 100 anos de Real, mas agora já tem muita gente que acha que o ex-jogador do Fluminense já superou sua história. Isso se comprova em títulos, visto que Marcelo possui nada menos do que 19 títulos de primeira importância pela equipe, entre eles quatro edições da Champions League.

Sua moral no Real Madrid é tão grande, que hoje em dia ele é considerado o vice-capitão da equipe, atrás apenas do zagueiro Sergio Ramos, que está no clube desde 2005.

Outros países que tiveram e têm estrelas no Campeonato Espanhol também foram lembrados no levantamento. Confira os “eleitos” craques do passado e atual:

ARGENTINA:

LENDA DO PASSADO: Jorge Valdano (Alavés, Zaragoza e Real Madrid)

CRAQUE ATUAL: Lionel Messi (Barcelona)

CHILE
LENDA DO PASSADO: Iván Zamorano (Sevilla e Real Madrid)

CRAQUE ATUAL: Arturo Vidal (Barcelona)

COLÔMBIA
LENDA DO PASSADO: Radamel Falcao (Atlético de Madrid)

CRAQUE ATUAL: Luis Muriel (Sevilla)

COSTA RICA
LENDA DO PASSADO: Paulo Wanchope (Málaga)

CRAQUE ATUAL: Keylor Navas (Real Madrid)

MÉXICO
LENDA DO PASSADO: Hugo Sánchez (Atlético de Madrid, Real Madrid e Rayo Vallecano)

CRAQUE ATUAL: Andrés Guardado (Real Bétis)

PERU
LENDA DO PASSADO: Hugo Sotil (Barcelona)

CRAQUE ATUAL: Luis Advíncula (Rayo Vallecano)

URUGUAI
LENDA DO PASSADO: Diego Forlán (Villarreal e Atlético de Madrid)

CRAQUE ATUAL: Luis Suárez (Barcelona)

ESPN

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas