João Pessoa, 05 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
acordo comercial

EUA e Canadá retomam negociações

Comentários: 0
publicado em 05/09/2018 às 15h27
atualizado em 05/09/2018 às 12h28
Robert Lighthizer. EPA-EFE / CHRIS KLEPONIS

Estados Unidos e Canadá retomaram nesta quarta-feira as negociações para firmar um novo acordo comercial após americanos e mexicanos terem assinado na última semana um pacto para atualizar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), mas sem a presença dos canadenses.

“Nossas equipes continuaram trabalhando de maneira construtiva e intensa durante o fim de semana”, disse a ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, ao chegar para uma reunião com o represente de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer.

Apesar do esforço da última semana, os representantes dos dois países não chegaram a um acordo para modificar o Nafta.

Sem o pacto, o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta ao Congresso informando de sua intenção de assinar um acordo comercial com o México. O Canadá está fora do entendimento, mas teria “portas abertas” caso deseje se unir ao tratado.

Ao longo do fim de semana, o presidente americano criticou a antiga versão do Nafta e afirmou que está preparado para avançar com o México caso o Canadá não entre em acordo com os EUA.

Canadenses e americanos discordam em questões como o estabelecimento de um sistema de resolução de disputas, que a Casa Branca quere suprimir do Nafta, e sobre a exigência de Trump de ampliar o acesso dos produtos lácteos dos EUA ao mercado vizinho.

Além disso, o Canadá insiste em manter uma cláusula de exceção do setor cultural para proteger o segmento no país.

Sem dar detalhes, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que um Nafta renegociado deve incluir uma série de itens para que o país possa considerar em aceitá-lo.

“Encerrar o Nafta é melhor do que assinar um Nafta ruim para os canadenses”, disse o premiê.

Agência EFE

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas