João Pessoa, 04 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
"difícil situação econômica"

Trump destaca “excelente” trabalho de Macri

Comentários: 0
publicado em 04/09/2018 às 18h04

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta terça-feira o “excelente” trabalho de seu homólogo argentino, Mauricio Macri, na atual “muito difícil situação econômica” da Argentina, e expressou seu apoio ao pedido do país sul-americano de acelerar o desembolso de seu crédito com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O presidente Macri está fazendo um excelente trabalho nesta muito difícil situação econômica e financeira”, afirmou Trump em comunicado, após informar que tinha conversado nesta manhã com o governante argentino.

Trump ressaltou, neste sentido, seu apoio ao “compromisso” da Argentina com o FMI para “encarar os atuais desafios econômicos do país”.

A nota do presidente americano é divulgada no momento em que se encontra em Washington o ministro da Fazenda argentino, Nicolás Dujovne, para tentar renegociar o acordo financeiro assinado com a instituição dirigida por Christine Lagarde no último mês de junho.

Dujovne encontrará Lagarde esta tarde na sede do Fundo.

Macri indicou na semana passada que tinha pedido ao FMI para acelerar a cobrança do novo desembolso do crédito de US$ 50 bilhões concedidos ao país em junho, e do qual, por enquanto, a Argentina pôde dispor de US$ 15 bilhões.

Nesta segunda-feira, o governante argentino anunciou um agressivo plano de ajuste fiscal que inclui a supressão de vários ministérios e impostos generalizados para as exportações.

O novo objetivo do governo argentino é alcançar em 2019 o “equilíbrio fiscal”, com a meta de deixar o déficit primário argentino (antes do pagamento de dívida) em 0% nesse ano, frente ao objetivo anterior, que era de -1,3%.

efe

Leia Também