João Pessoa, 24 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
decisão

Acaba proibição de mulheres dirigirem na Arábia Saudita

Comentários: 0
publicado em 24/06/2018 às 09h41
atualizado em 24/06/2018 às 06h42
(Foto: Hasan Jamali/AP/Arquivo)

As mulheres da Arábia Saudita podem dirigir a partir deste domingo (24). Até então, o governo local não permitia que elas conduzissem carros. O país era o último a ter uma restrição do tipo.

Anunciada em setembro de 2017, esta decisão promovida pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman faz parte de um amplo plano de modernização do país, e põe fim a uma proibição que se tornou símbolo do status de inferioridade que é dado às mulheres.

“É um passo importante e uma etapa essencial para a mobilidade das mulheres”, resumiu Hana al Jamri, autora de um livro que será publicado em breve sobre as mulheres no jornalismo na Arábia Saudita.

As sauditas “vivem em um sistema patriarcal. Dar a elas o volante ajudará a desafiar as normas sociais e de gênero que obstaculizam a mobilidade, a autonomia e a independência”, disse.

Para muitas mulheres, sauditas e estrangeiras, a medida permitirá reduzir sua dependência de motoristas privados ou dos homens de sua família.

No início de junho, o reino entregou as primeiras carteiras de habilitação às mulheres. Algumas trocaram sua carta de condução estrangeira por uma saudita depois de passarem em uma prova.

G1

Leia Também