João Pessoa, 22 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
decisão judicial

Matar cães para consumo tornou-se ilegal na Coreia

Comentários: 0
publicado em 22/06/2018 às 10h05
(Chung Sung-Jun/Getty Images)

Matar cachorros para o consumo de sua carne passou a ser ilegal na Coreia do Sul, decidiu um tribunal. A medida, que contraria um costume gastronômico, foi recebida por defensores dos animais como um primeiro passo para a proibição do consumo de carne canina.

A carne de cachorros é uma iguaria na tradição culinária da Coreia do Sul, onde se estima o consumo de quase um milhão de cães por ano. Cortes de carne de cachorro são oferecidos nas gôndolas dos supermercados, e pratos são servidos em restaurantes do país.

A Care, uma associação sul-coreana de defesa dos animais, denunciou uma unidade da cidade Bucheon por violar a regulamentação sanitária e por matar os animais sem motivo. O tribunal declarou a culpa da granja e o pagamento de multa de três milhões de wons (2.650 dólares) em abril.

Kim Kyung-eun, advogado da Care, celebrou a decisão, que foi divulgada somente nesta semana.

“É muito importante porque esta é a primeira decisão da Justiça que estipula que matar cães por sua carne é ilegal por si só”. “A decisão abre o caminho para que o consumo de carne canina seja declarado completamente ilegal”, completou.

A diretora da Care, Park So-youn, disse que pretende fazer um censo para apresentar ações similares no país. Um deputado apresentou esta semana um projeto de lei na Assembleia Nacional para proibir o  consumo da carne de cachorro no país.

A tradição, no entanto, está em queda. Um número cada vez maior de sul-coreanos considera o cachorro um animal de estimação e não mais uma fonte de proteína destinada à mesa. Para os mais jovens, conectados com elementos da cultura ocidental, comer carne de cachorro é um tabu.

Uma pesquisa de 2017 mostrou que 70% dos sul-coreanos não comem carne de cachorro e que  apenas 40% são favoráveis à proibição do consumo.

Os números refletem as divisões em outras sociedades asiáticas. Na China, começa nesta quinta-feira o festival anual de carne canina de Yulin, alvo de críticas ocidentais. Taiwan proibiu no ano passado o consumo de carne de cães.

Mas o tema ocupa uma zona cinzenta no âmbito jurídico sul-coreano, que não registra nenhuma proibição específica.

Antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em fevereiro, as autoridades alegaram regras sanitárias e leis de proteção aos animais para proibir métodos cruéis de sacrifício dos animais em granjas e restaurantes.

Alguns sul-coreanos, no entanto, criticam a iniciativa e citam o peso cultural. A carne canina é considerada energética pelos defensores do consumo. A decisão de Bucheon irritou os criadores.

“É um escândalo. Não podemos aceitar uma decisão que afirma que matar cães por sua carne é igual a matar animais por capricho”, declarou Cho Hwan-ro, representante de uma associação de criadores que deseja a legalização do consumo e a autorização de matadouros específicos.

Veja com AFP

Leia Também