João Pessoa, 09 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
carnaval

Saúde distribuiu 700 mil camisinhas em JP

Comentários: 0
publicado em 09/02/2018 às 16h35
atualizado em 09/02/2018 às 15h53

O trabalho preventivo é contínuo na rede municipal de saúde e durante o Carnaval as ações são intensificadas. Para a prevenção de doenças sexuais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já distribuiu, durante a programação do ‘Carnaval de Boa’, cerca de 700 mil preservativos masculinos e femininos.

Com o tema ‘Deixe a Camisinha fazer parte de sua Vida’, a equipe da Área Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS e Hepatites Virais está realizando esse trabalho de conscientização no Folia de Rua 2018, bem como durante os desfiles do Carnaval Tradição.

Além da distribuição dos preservativos, com destaque para a importância do uso da camisinha, as equipes estão conversando com os foliões, promovendo orientações sobre o serviço disponibilizado na rede pública e formas de prevenção.

Clarice Pires, coordenadora da Seção de IST, AIDS e Hepatites Virais, explica que a população deve brincar e aproveitar o Carnaval, mas os cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis não podem ser deixados de lado. “Estamos distribuindo e orientando para evitar o adoecimento das pessoas. Durante o Carnaval, as Unidades de Saúde da Família estarão fechadas, mas estamos deixando um quantitativo de preservativos nas recepções das Unidades de Pronto Atendimento, além de fazermos a distribuição nos eventos de Carnaval”, explicou.

Além da ação nos blocos, os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) estão fortalecendo com seus usuários a importância da prevenção das doenças e o uso correto do preservativo. Esse trabalho é feito na sala de espera das USFs e durante as consultas.

Testes – Quem deseja fazer a testagem rápida para diagnóstico da AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites virais, pode procurar o Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que funciona no Cais de Jaguaribe. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.

A testagem rápida também é feita em todas as Unidades de Saúde da Família Integradas, Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais), serviços de referências e nas maternidades municipais.

Para mais informações, o usuário pode ligar para o Centro de Testagem e Aconselhamento no número 99685-8230.

MaisPB

Leia Também