João Pessoa, 09 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
80 toneladas

Alimentos da agricultura familiar serão doados

Comentários: 0
publicado em 09/08/2017 às 10h42
atualizado em 09/08/2017 às 07h43
Foto: reprodução

A partir desta quinta-feira (10), cerca de 22 mil pessoas em situação de insegurança alimentar na cidade de Monteiro começarão a receber alimentos de agricultores familiares das cidades paraibanas de Boa Vista, Monteiro, Prata, Sumé e Zabalê.

A ação será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os produtos incluem hortaliças (alface, abobrinha, cebolinha, coentro, pimentão), carnes, bolos, frutas (goiaba, manga) e produtos de fruta (acerola, goiaba, manga – congelados para suco).

Um total de 52 agricultores familiares dos municípios beneficiados venderam à Companhia quase 80 toneladas de alimentos na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CPR-Doação), a qual determina que a entrega dos produtos adquiridos seja realizada diretamente nas entidades da rede socioassistencial.

O projeto foi firmado com agricultores filiados à Cooperativa de Agroindústrias LTDA, no valor de R$ 415.998,66, e os alimentos serão remetidos a cinco entidades receptoras na cidade de Monteiro: Fundo de Assistência Social, Fundação de Comunicação e Assistência Social, Igreja Presbiteriana,  Paróquia de Nossa Senhora das Dores e Sociedade Abrigo Iracema Menezes.

Os agricultores podem participar do PAA como fornecedores individuais ou por meio de suas cooperativas e organizações formalmente constituídas como pessoa jurídica de direito privado. Os beneficiários fornecedores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), instrumento que qualifica a família como da agricultura familiar.

Já as organizações de agricultores devem obter a DAP Especial Pessoa Jurídica ou outros documentos definidos pelo Grupo Gestor do PAA. Os produtores podem também solicitar informações diretamente na Superintendência Regional da Conab na Paraíba, pelo telefone (83) 3215-8117 ou e-mail [email protected].

MaisPB

Leia Também