João Pessoa, 21 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O professor do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba, Campus Guarabira, Bruno Azevedo, criou o aplicativo Mundo Jurídico, que aproxima os órgãos do sistema de Justiça da população. Com o aplicativo instalado em um smartphone, é possível obter informações e achar todos os órgãos e repartições jurídicas como fóruns, tribunais, unidades do Ministério Público, Procuradorias, Procons, OAB´s e vários setores da advocacia.
São disponibilizados endereço e demais informações úteis dos órgãos mais próximos, no raio, a partir de 5 km, ou de qualquer lugar do Brasil.
Esta não é a primeira experiência do professor, em tentar convergir a ciência do Direito e a tecnologia. Em 2008, o professor, que é doutor pela UERJ e magistrado, apresentou ao Brasil, a primeira tornozeleira eletrônica para presos, defendendo a aplicabilidade do monitoramento eletrônico no Sistema Prisional.
Na ocasião, chegou a defender e apresentar no Congresso Nacional o monitoramento eletrônico de presos, através das tornozeleiras eletrônicas. Hoje, o monitoramento é lei, previsto na Lei de Execução Penal e no Código de Processo Penal.
O aplicativo Mundo Jurídico, serve tanto para o profissional da área jurídica, como também, para todo e qualquer cidadão que queira encontrar a localização e se informar sobre as repartições do sistema de Justiça, sendo possível obter telefones, e-mails, horários de funcionamento e melhor trajeto dos mais variados órgãos.
Outro público alvo do App Mundo Jurídico são os estudantes, já que ele possibilita o acesso à legislação brasileira, às súmulas de todos os Tribunais do país, aos Informativos dos Tribunais Superiores e doutrinas em PDF, na velocidade de um clique.
Na seção “Links Úteis”, do aplicativo “Mundo Jurídico”, é possível encontrar a Constituição Federal de 1988 interpretada com os julgados do STF, o Novo Código de Processo Civil Anotado, súmulas de todas as Cortes, entre outros materiais.
Na opção “Informativos”, tem-se disponível uma linha do tempo com os mais recentes boletins relativos aos Tribunais Superiores. Para quem é profissional ou estudante da área e tenha interesse pelo tema, o “Mural de Eventos” do aplicativo aborda os principais acontecimentos previstos.
Outro atrativo do aplicativo é permitir que o usuário opine sobre o local visitado e dê dicas sobre o estabelecimento e serviços prestados, para auxiliar os outros usuários. Basta escolher o local no mapa e selecionar a opção “Deseja fazer uma avaliação?”.
O “App Mundo Jurídico” está disponível, gratuitamente, para os sistemas operacionais Android e iOS, no Google Play e App Store, respectivamente. Outras dicas, podem ser visualizadas na comunidade Mundo Jurídico.
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025