João Pessoa, 19 de janeiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
luto

Senador José Maranhão lamenta morte de Teori Zavascki

Comentários: 0
publicado em 19/01/2017 às 23h00
atualizado em 02/02/2017 às 11h18

Diversos senadores divulgaram notas de pesar, por meio de seus sites ou de perfis em mídias sociais, pela morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, vitimado por acidente aéreo no litoral sul do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (19). Ele era o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF e havia dedicado os últimos dias à homologação da delação dos executivos da empreiteira Odebrecht.

“Com profundo pesar, envio minhas condolências à família do ministro Teori Zavascki, morto nesta quinta-feira. Uma perda inestimável para o Brasil e para nosso Judiciário, que atravessa um delicado e importantíssimo momento da nossa democracia. Teori Zavascki elevou o nome do STF, com sua conduta séria e suas decisões equilibradas. Fará grande falta ao Brasil, que deve buscar cada vez mais fortalecer suas instituições democráticas”, afirmou o senador José Maranhão.

Biografia

Nascido em Faxinal dos Guedes (SC), Teori Zavascki tinha 68 anos. Era ministro do STF desde 2012, tendo sido indicado ao cargo pela então presidente da República, Dilma Rousseff. Ele também foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990.

Ele ingressou na carreira jurídica em 1971, em Porto Alegre, como advogado concursado do Banco Central, onde atuou por sete anos. No anos 80, o magistrado se transferiu para a superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil. Viúvo desde 2013, Teori deixa três filhos.

MaisPB com Senado

Leia Também