João Pessoa, 08 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nove de dezembro é comemorado o dia do fonoaudiólogo. Na rede municipal de saúde da Capital, a população tem acesso ao serviço de fonoaudiologia nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Mangabeira e Jaguaribe, mantidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
Ofertando tratamento nas áreas de linguagem e motricidade oral, deficiência auditiva, audiometria e reabilitação mandibular, o serviço é realizado de forma multidisciplinar, em parceria com outras áreas clínicas, para que o paciente seja atendido de forma adequada.
“Temos um número crescente de adultos e crianças com distúrbios na fala, distúrbios de deglutição, entre outros, então os fonoaudiólogos da rede municipal trabalham justamente na reabilitação desses problemas”, explicou Andressa Cavalcante, gerente da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para ter acesso ao serviço no Cais Mangabeira, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, onde será encaminhado para o atendimento com um fonoaudiólogo do centro. Já no Cais Jaguaribe, o atendimento é marcado diretamente no local. Nos dois serviços, o paciente é avaliado pelo fonoaudiólogo para que o tratamento adequado seja iniciado.
O tratamento é desenvolvido de acordo com a necessidade de cada paciente, tendo um período médio de dez sessões, podendo variar em determinados casos. “É preciso que o usuário se adapte ao serviço, só assim o tratamento fará efeito. Nesse período, ele estará sendo constantemente avaliado e quando obtiver os resultados esperados, será liberado”, afirmou Ilanna Cibelle Fonseca, fonoaudióloga da rede municipal.
A rede municipal de João pessoa oferta também o tratamento nas áreas de linguagem e motricidade oral, deficiência auditiva, audiometria e reabilitação mandibular. Para receber o atendimento não tem faixa etária definida, basta que seja identificado a real necessidade do usuário.
Além dos serviços nos Cais Jaguaribe e Mangabeira, a rede municipal de saúde oferece o acompanhamento com fonoaudiólogo para públicos específicos no Centro Municipal de Referência para Inclusão da Pessoa com Deficiência e no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi).
Cuidados com a voz – De acordo com a fonoaudióloga Ilanna Cibelle Fonseca, rouquidão frequente, dores, dificuldade na hora de falar ou viver com a garganta coçando são sinais de que algo vai mal. Cuidar da voz é fundamental e a especialista dá dicas para manter as cordas vocais sempre saudáveis:
Secom-JP
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025