João Pessoa, 11 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
testemunha de defesa

Michel Temer diz a Moro que irá prestar depoimento sobre Eduardo Cunha por escrito

Comentários: 0
publicado em 11/11/2016 às 16h51

O presidente da República, Michel Temer, enviou um ofício ao juiz federal Sérgio Moro para informar que prestará depoimento por escrito no processo no qual foi arrolado como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara e ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no âmbito da Operação Lava Jato.

O ofício de Temer foi enviado a Moro na última quarta-feira (9), e confirmado pela Presidência nesta sexta (11).

Além do presidente Michel Temer, Cunha também arrolou como testemunhas de defesa, entre outras pessoas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG).

Cassado em setembro pela Câmara acusado de mentir à CPI da Petrobras, Cunha foi preso pela Polícia Federal no mês passado acusado de envolvimento no esquema de corrupção que atuou na Petrobras.

Segundo as investigações, Cunha recebeu propina referente a um contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, usou contas na Suíça para lavagem de dinheiro.

Os advogados de Cunha negam as acusações e criticam o Ministério Público Federal (MPF). Na visão deles, os procuradores não explicaram qual seria a participação do ex-deputado no esquema de corrupção.

Testemunhas
A convocação de testemunhas é válida quando os pedidos da defesa não são aceitos.

A defesa de Cunha pediu, por exemplo, que a denúncia contra o ex-deputado seja rejeitada; a rejeição das acusações de corrupção passiva e de conduta criminosa; a absolvição sumária do crime de evasão de divisas; a suspensão do processo até que sejam julgados embargos de declaração apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF); e a nulidade das provas.

G1

Leia Também