João Pessoa, 08 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Lavagem de dinheiro

PF indicia Vaccari, Duque, Barusco e mais 3 em inquérito da Lava Jato

Comentários: 0
publicado em 08/11/2016 às 09h08
João Vaccari, Rebato Duque e mais quatro foram indiciados pela PF (Foto: Rede Globo; Marcelo Camargo/Agência Brasi)

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o ex-gerente Pedro Barusco e mais três investigados em um inquérito da Lava Jato envolvendo a empresa Carioca Engenharia por crimes como corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O indiciamento foi assinado pela delegada da Polícia Federal Renata da Silva Rodrigues. O documento foi protocolado no sistema eletrônico da Justiça Federal, no Paraná, no dia 4 de novembro.

O inquérito investiga pagamentos de propina feitos pela Carioca Engenharia em obras como o Terminal Aquaviário Barra do Riacho (TABR) e GNL da Bahia.

“Quanto à participação da CARIOCA na organização criminosa que frustrou o caráter competitivo de diversas licitações no âmbito da PETROBRAS, entendo que os achados já consignados em Relatórios de Análise como os de número 107 e 135 (planilhas encontradas na sede da ENGEVIX), aliados às conclusões do CADÊ e à confissão dos colaboradores RICARDO PERNAMBUCO e RICARDO PERNAMBUCO JÚNIOR, não deixam margem de dúvidas de que a CARIOCA, por meio de seus executivos, de fato integrou o cartel que, por longo período de tempo, frustrou o caráter competitivo de licitações da PETROBRAS”, disse a delegada.

Veja quem foram os indiciados e os respectivos crimes:

– João Vaccari Neto: corrupção passiva e associação criminosa
– Renato Duque: corrupção passiva e associação criminosa
– Pedro Barusco: corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa
– Mário Góes: lavagem de dinheiro e associação criminosa
– Ricardo Pernambuco: corrupção ativa, associação criminosa e crime contra a ordem tributária
– Ricardo Pernambuco Júnior: corrupção ativa, associação criminosa e crime contra a ordem tributária

A delegada Renata também disse que Ricardo Pernambuco Júnior e Ricardo Permambuco também confirmaram em depoimentos de delação premiada a ocorrência de pagamentos de vantagens indevidas, João Vaccari, Renato Duque e Pedro Barusco.

Renato Duque já foi condenado em outras ações penais da Lava Jato por crimes como  crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

G1

Leia Também