João Pessoa, 23 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Dia Internacional

Mobilização alerta sobre exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças

Comentários: 0
publicado em 23/09/2016 às 13h20

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou nesta sexta-feira (23), no Centro de João Pessoa, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas (CETDP-PB), uma mobilização para lembrar o Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres e de Crianças.

Foram distribuídos panfletos educativos que informam sobre como prevenir e agir em casos de tráfico de pessoas. A equipe alertou a população para que qualquer denúncia, a população deve ligar para o Disque 123, que atende de forma sigilosa e encaminha os casos para os serviços necessários.

Fique atento – Entre as orientações para evitar a exploração sexual e tráfico de pessoas, por exemplo, ao aceitar uma proposta de trabalho, deve-se conhecer os direitos como trabalhador e as condições oferecidas; assim como procurar saber detalhes sobre a empresa ou pessoa que está contratando o trabalhador; informar a familiares e deixar telefones de contato.

Núcleo e Comitê – Foi implantado neste ano o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas (NETDP-PB) e o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas (CETDP-PB) que têm por objetivo executar as ações de prevenção e repressão ao tráfico e desaparecimento de pessoas na esfera estadual.

O NETDP-PB participa do processo de elaboração da Política Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas e acompanha o cumprimento de suas diretrizes e ações.

O CETDP-PB é composto por representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano; Secretaria de Estado da Educação; Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social; Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana; Secretaria de Estado da Saúde; Polícia Federal; Ministério Público Estadual, entre outros órgãos estaduais, federais e da sociedade civil organizada.

Secom-PB

Leia Também