João Pessoa, 15 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Vôlei

Brasil precisa bater França contra pior vexame

Comentários: 0
publicado em 15/08/2016 às 14h00
atualizado em 15/08/2016 às 13h27
Divulgação

A seleção brasileira masculina de vôlei começou voando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com duas vitórias em dois jogos. Mas perdeu as duas partidas restantes e agora terá pela frente um desafio e tanto na próxima segunda-feira: vencer a França para evitar o maior vexame na modalidade após quase meio século.

Tradicional na categoria, com nove títulos da Liga Mundial, três do Campeonato Mundial e dois ouros olímpicos, o vôlei masculino do Brasil está por um fio nos Jogos do Rio 2016. E desde 1968 que o time verde e amarelo não fica fora do grupo de oito primeiros colocados da competição.

Em 1968, na Cidade do México, o Brasil ficou com a nona colocação. Em nenhum dos outros Jogos teve posição pior. Com direito a três medalhas de prata e duas de ouro em 11 Olimpíadas disputadas no período. Por isso, cair antes das quartas de final contra a França seria considerado uma tragédia, ainda mais nos primeiros Jogos no país.

“Talvez seja uma combinação de coisas. Essa é uma geração consistente, mas que bateu na trave muitas vezes. E fica essa expectativa, e jogando em casa tem gente com esse entusiasmo natural pela tradição e tudo o que Brasil fez. Estamos tentando fazer o time se soltar mais. Acho que essa equipe já reverteu, já saiu de situações difíceis”, disse o técnico Bernardinho.

“O Bruno falou para relaxar e jogar mais solto. E como é o clique para fazer com que eles não sintam pressão excessiva? Tenho que recuperá-los. Agora é vida ou morte, estamos com as costas na parede e temos que reagrupar”, continuou o treinador, que jamais foi eliminado em uma primeira fase de torneio olímpico.

Neste sábado, o Brasil perdeu, de virada, por 3 a 1 para a Itália, que se classificou com a liderança do Grupo A.

“Nós vamos conversar, estudar. Os caras têm que se sentir mais seguros com o que recebem de informação. As madrugadas são muito difíceis pelo desgaste de noites mal dormidas. A gente não consegue treinar muito, então temos que estar mais juntos do que nunca para achamos soluções juntos. Temos que nos preparar para a decisão de segunda-feira”, acrescentou Bernardinho.

O Brasil se vê obrigado a vencer a França na próxima segunda-feira, às 22h35, para se classificar. Com duas vitórias, o time anfitrião está empatado com Estados Unidos, Canadá e França na classificação. A Itália, com quatro triunfos, já avançou.

Na próxima rodada, os EUA encaram o México, que perdeu de todo mundo até agora, enquanto o Canadá enfrenta a já classificada Itália, que confirmou a liderança da chave neste sábado e pode até poupar o time titular.

Ou seja: o Brasil vai para o tudo ou nada contra a Françam e quem vencer está nas quartas de final do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos.

MaisPB com ESPN

Leia Também