João Pessoa, 25 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
São Paulo

Idoso morre após esperar durante 10 dias por vaga em UTI

Comentários: 0
publicado em 25/07/2016 às 14h01

Um homem de 80 anos morreu neste fim de semana esperando vaga de internação em um hospital estadual. Sebastião Carlos Lourenço estava internado há 10 dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Lençóis Paulista (SP).

O paciente deu entrada na UPA no dia 14 de julho em estado grave, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico. Segundo a família, a direção da unidade disse que ele precisava ser transferido o quanto antes para uma Unidade de Terapia Intensiva, mas não tinha vaga. “Ele ficou esses 10 dias internado esperando uma vaga para UTI e não aparecia nunca essa vaga”, diz o filho do paciente, André Carlos Lourenço.

Em nota, a Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista informou que o pedido de transferência de Sebastião foi feito no dia que ele chegou à UPA. Já a Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde esclareceu que o caso do paciente já havia sido estabilizado e que o agravamento do quadro ocorreu de forma inesperada.

Os filhos de Sebastião decidiram procurar a Justiça para conseguir uma vaga. “Procuramos os advogados da OAB, eles fizeram o processo todo e pediram que a gente aguardasse. Não veio a resposta de imediato” reclama a filha, Isvete Carlos Lourenço.

Outros cinco pacientes da UPA de Lençóis Paulista aguardam vaga em hospitais estaduais. A mãe da Tatiana Moreira enfartou e precisa ser transferida com urgência para uma UTI, mas a espera já dura uma semana. “Ela precisa de uma UTI para fazer o cateterismo ou ter que abrir ela de novo porque ela já fez três pontos de safena e uma mamária.”

G1

Leia Também

MaisTV

Na PB, Camilo Santana detalha Pé-de-Meia: “Medida para o futuro”

"PÉ DE MEIA" - 03/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas