João Pessoa, 21 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
crise hídrica

PMCG investe R$ 200 mil para garantir água nos hospitais

Comentários: 0
publicado em 21/07/2016 às 14h50

Por causa do racionamento de água em Campina Grande, a Prefeitura Municipal está aumentando a capacidade de armazenamento dos reservatórios dos hospitais e demais serviços de saúde da cidade. Até agora já foram investidos cerca de R$ 200 mil na compra de reservatórios e locação de caminhão-pipa, além da aquisição de um sistema moderno para assegurar a qualidade da água utilizada no tratamento de hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel.

O levantamento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) é a unidade hospitalar que mais utiliza água. A maternidade utiliza 70 mil litros de água por dia. Com a ampliação dos dias de racionamento, a Secretaria de Saúde comprou mais um reservatório, com capacidade de 20 mil litros, para o hospital. Somando todos os reservatórios, a maternidade tem capacidade para armazenar 200 mil litros de água.

No Hospital Dr. Edgley o consumo diário de água é de 65 mil litros. A unidade possui cisterna e neste ano já ganhou mais dois reservatórios, de 20 mil litros cada, aumentando a capacidade de armazenamento de água para 170 mil litros. De acordo com a secretária municipal de saúde, Luzia Pinto, o hospital tem recebido uma atenção maior por causa da qualidade da água utilizada na hemodiálise.

“Com a diminuição dos níveis da água de Boqueirão, optamos pela aquisição imediata de um sistema de osmose reversa digital mais novo e com tecnologia de ponta. Temos mantido também o cuidado com a qualidade da água, distribuída para as outras unidades de saúde, fazendo o controle rigoroso dos caminhões-pipa, através das vigilâncias ambiental e sanitária do município”, afirmou a secretária Luzia Pinto.

No Hospital Municipal Pedro I a capacidade de armazenamento de água é de 144 mil litros. A unidade possui caixa d’água, cisterna e poço artesiano, com vazão de até 3 mil litros por hora. A água retirada do poço do Pedro I está ajudando a abastecer os outros hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h possui uma caixa d’água que suporta até 5 mil litros e uma cisterna armazena mais 12 mil, atendendo à demanda da unidade. Já o Hospital da Criança e do Adolescente dispõe de reservatório de 12 mil litros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) possui três reservatórios com capacidade total de 3 mil litros.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas