João Pessoa, 15 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
estado de alerta

Ataque: França está sob ameaça do terrorismo, diz Hollande

Comentários: 0
publicado em 15/07/2016 às 06h42
atualizado em 15/07/2016 às 04h47
François Hollande, presidente da França

Cerca de quatro horas após um atentado na cidade de Nice, no sul da França, o presidente François Hollande fez um pronunciamento à nação no qual confirmou que o ato foi um ataque terrorista e disse que há mais de 70 mortos, envolvendo adultos e crianças.

“Depois de Paris, é a vez de Nice ser atingida. Toda a França está sob ameaça do terrorismo islâmico. Mas nada disso vai nos fazer desistir de lutar contra o terrorismo”, disse Hollande, que também prometeu “reforçar as ações do país na Síria e no Iraque”.

O presidente francês também disse que o estado de emergência em vigência no país, que seria reduzido em 26 de julho, vai vigorar por mais três meses. Com isso, ele anunciou que vai convocar 10 mil soldados, além das forças policiais, para reforçar a segurança.

“A França está horrorizada com esse ataque, que matou pessoas que estavam simplesmente reunidas para celebrar o 14 de julho. Mas estamos unidos e vamos continuar assim”, disse Hollande.

“O país foi atingido em seu dia nacional, que é símbolo da liberdade. Porque direitos humanos é algo negado aos fanáticos. Portanto a França se torna um alvo para eles.”

No atentado, um caminhão atingiu a multidão que participava das celebrações do Dia da Bastilha e avançou durante cerca de dois quilômetros, conforme o promotor de Nice Jean-Michel Pretre disse à agência de notícias AFP.

Hollande afirmou ainda que, entre os feridos, ao menos 20 encontram-se em estado grave.

Ele terá uma reunião ministerial no início da manhã desta sexta-feira e, em seguida, irá para Nice.

No fim de seu discurso, o presidente expressou “todo o apoio às vítimas e a seus familiares”.

IG

Leia Também