João Pessoa, 15 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na capital

‘Os malefícios do fumo’ faz três apresentações no teatro Paulo Pontes

Comentários: 0
publicado em 15/06/2016 às 09h35
Espetáculo acontece em João Pessoa nos dias 17, 18 e 19, a partir das 20h

A Companhia Jazztual de Teatro está de volta com o espetáculo ‘Os malefícios do fumo’, adaptação do texto do russo Anton Tchekov. As novas encenações serão dias 17, 18 e 19, a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). A direção é de Daniel Araújo, que também interpreta o monólogo. Em cena, além do fazer teatral de Daniel, a música de Gerson Abrantes (violoncelo) e Diego Souza (bateria) e as artes visuais de Tiago Trapo. A iluminação é de Gontran.

‘Os malefícios do fumo’ é a primeira montagem da CIA Jazztual de Teatro. Trata-se de um de um projeto que reúne músicos e atores experientes dentro de um projeto estético sonoro-teatral menos convencional que a forma dramática tradicional. Desde a sua estreia – em janeiro de 2015, na Mostra Piollin de Teatro -, o espetáculo vem somando novos elementos na construção da encenação.

Nesta montagem e adaptação do texto de Tchekov , a personagem Ivanovitch (interpretada por Daniel Araújo), responsável pela conferência sobre o fumo,  divide a cena com um misterioso palhaço que narra e auxilia a personagem na luta épica com as forças anônimas opressivas do capital.

A peça

A peça “Os malefícios do fumo” ou “Os Males do tabaco” foi escrita por Anton Tchekhov em 1887, tendo recebido uma segunda versão 1904. Ficou por muito tempo desconhecida pelo grande público, talvez por se tratar de um monólogo. “Os malefícios” constitui uma pequena obra prima da dramaturgia mundial e possui as marcas típicas da poética tchekhoviana: a brevidade, a economia de procedimentos, a linguagem despojada, irônica, o humor e o aprofundamento psicológico das personagens.

MaisPB

Leia Também